Economia

Com uma semana, Receita contabiliza 1,6 milhões de declarações do IR

Previsão é de 30,5 milhões de contribuintes

Gabriela Tunes*
postado em 13/03/2019 21:50
Leão do Imposto de Renda
Com apenas uma semana de abertura do programa de declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal já arrecadou cerca de 1,6 milhões de declarações. Para esse ano, a previsão é de 30,5 milhões de contribuintes.

De acordo com o gerente nacional de Imposto de Renda, Joaquim Adir, o número de declarações desses primeiros dias ultrapassou o do ano passado. ;Neste ano, nos dois primeiros dias tivemos mais de 490 mil declarações. Ano passado tivemos em torno de 300 mil;, comentou.

O servidor público Marcos Araújo, 41, ainda não declarou seu Imposto de Renda. Marcos já possui todos os documentos organizados no computador, mas ainda não teve tempo de sentar para declarar à Receita. ;A correria do dia-a-dia me está me impedindo de declarar logo nesta primeira semana;, comentou. O servidor organiza sua data de declaração de acordo com seu estado financeiro do ano. ;Nos anos que estou mais apertado declaro no primeiro dia para poder receber logo a restituição. Quando estou tranquilo deixo mais para o final;, explicou. Como todos os anos faz a sua própria declaração, este ano não possui nenhuma dúvida. ;Estou sem dificuldades e pretendo declarar semana que vem;, disse.

De acordo com Reginaldo Silva, gerente de tributos da Mongeral Aegon, além de declarar mais cedo para receber logo a restituição, outra vantagem é que quem enviar até o dia 31 de março e tiver um imposto a pagar, em caso de parcelamento, poderá optar por débito em conta a partir da primeira parcela para liquidação.;As declarações entregues após esse prazo deverão pagar a primeira parcela até o dia 30/04/19 e somente a partir da segunda parcela será possível o débito em conta;, completou.

O contador Bruno Lopes Camargos, 30, sócio da empresa Camargos Contadores, deu exemplo a seus clientes e declarou seu Imposto de Renda logo na primeira semana de abertura do programa de Receita. ;Gosto de me antecipar e queria saber se teria alguma pendência;, disse. Durante o ano inteiro Bruno costuma separar os documentos, o que facilita na hora de declarar. ;Na medida que fui recebendo os informes de rendimento, já fui colocando;, explicou. Como vantagem de fazer logo sua declaração, Bruno já teve acesso ao seu extrato e verificou que está tudo correto. ;Está tudo ok, nenhum problema;, comentou satisfeito.

Para Joaquim Adir, apesar de o Brasil estar na frente dos outros países em relação à forma de declaração, o brasileiro não se organiza muito bem para declarar. ;A pessoa física geralmente se preocupa com isso uma vez ao ano;, disse. Segundo ele, o programa de declaração da Receita tenta ajudar todos os contribuintes. ;A maioria não sabe bem como funciona, mas a Receita procura fazer um programa amigável para que todo contribuinte possa fazer a declaração;, comentou.

Em 2019, a Receita estima devolver como restituição cerca de um terço do valor total de declarações. Este ano, há a novidade da obrigatoriedade do CPF de todos os dependentes. Da mesma forma, o contribuinte terá acesso, 24 horas após a declaração, ao extrato que dirá se ela caiu ou não na malha fina, podendo fazer alterações necessárias.
* Estagiária sob supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação