Economia

Setor supermercadista prevê estabilidade de vendas na Páscoa

60,5% preveem vendas no mesmo patamar do ano anterior. No entanto, 22,2% projetam um volume superior ao de 2018. Apenas 17,3% estão pessimistas

Rodolfo Costa
postado em 18/03/2019 12:11
Ovos de Páscoa
A Páscoa em 2019 será tímida em volume de vendas nos supermercados. O setor prevê um crescimento de 2% em relação à data comemorativa no ano passado. Ou seja, as comercializações ficarão, em média, estáveis, aponta o departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Entretanto, não significa que os empresários estão desanimados.

Entre os varejistas entrevistados, 60,5% preveem vendas no mesmo patamar do ano anterior. No entanto, 22,2% projetam um volume superior ao de 2018. Apenas 17,3% estão pessimistas e acreditam que o resultado será inferior. O presidente da Abras, João Sanzovo Neto, atribui a tímida perspectiva ao nível da atividade econômica do país, ainda estagnada.

O mercado prevê para 2019 um crescimento de 2% do Produto Interno Bruto (PIB), segundo mediana das expectativas divulgada nesta segunda-feira (18/3). Em 2018, o crescimento foi de 1,1%. A previsão de avanço da economia ainda não chega ao setor supermercadista por conta do nível de aquecimento do emprego, ainda acanhado.

Para Sanzovo, a previsão de estabilidade ainda é positiva, uma vez que muitos empresários registraram queda das vendas no período da recessão. ;A Páscoa é um dos melhores momentos para o setor após o Natal, e espero que nossas expectativas sejam superadas. Estamos trabalhando para isso;, ponderou. Apesar do otimismo moderado, o setor projeta um crescimento maior de vendas de produtos de menor valor.

As vendas dos tradicionais ovos de chocolate de menor gramatura (em média 150g) crescerão acima dos demais, mais robustos. ;É condizente com o que vem acontecendo nos últimos anos. Produtos grandes, especificamente chocolates, vêm tendo redução ano a ano. Até por conta da situação econômica. Este ano, a estabilidade já é uma boa notícia. É positiva;, ressaltou Sanzovo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação