Agência Estado
postado em 19/03/2019 07:30
Com 92 anos, o Grupo Fleury é a mais nova empresa a ter seu próprio espaço de inovação: na região da Avenida Paulista, o Fleury Lab abriga, desde o fim de fevereiro cerca de 50 funcionários - que não precisam bater cartão nem usar camisa, terno e gravata. Em meio a paredes ilustradas com HQs, eles desenvolvem projetos que pretendem colocar a empresa na vanguarda do setor. O investimento é de R$ 30 milhões e o espaço receberá mais 30 pessoas até o fim do ano.
É um novo passo na modernização da empresa, que começou em 2018. À época, o Fleury contratou uma sala no inovaBRA Habitat, centro de inovação do Bradesco. Ali, o grupo aprendeu a colaborar com diferentes áreas - e decidiu replicar o projeto a seu modo. "Integrar profissionais de saúde com os de tecnologia faz a equipe avançar", diz Rodolpho Meschgrahw, gerente de inovação no Grupo Fleury.
Além de desenvolver seus projetos próprios, a empresa busca parcerias, inclusive no exterior. Um projeto, usa inteligência artificial para detectar demência; outro busca desenvolver testes não invasivos para encontrar a bactéria que causa úlcera.
Para 2019, o plano da empresa é lançar uma plataforma que receberá projetos de pesquisas acadêmicas e incubar startups. "Vamos errar muito ainda, mas não dá para ficar de fora deste mercado", afirma Meschgrahw.
Para Maximiliano Carlomagno, da consultoria de inovação Innoscience, o projeto impressiona. "Muitas empresas se satisfazem em lançar projetos para mostrar que estão tentando inovar", diz. Já o Fleury, afirma, vai na direção oposta ao investir alto. Segundo ele, mais apostas na área de saúde devem acontecer: "é uma das áreas mais importantes da nossa vida. É muito mais fácil viver sem um patinete elétrico do que abdicar de serviços de saúde", afirma.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.