Economia

População pobre é a mais beneficiada com reforma, defende Economia

Segundo a pasta, a aprovação do texto deve fornecer ganhos significativos de renda e emprego para a sociedade brasileira

Hamilton Ferrari
postado em 21/03/2019 16:56
Segundo a pasta, a aprovação do texto deve fornecer ganhos significativos de renda e emprego para a sociedade brasileira
Uma nota informativa divulgada pelo Ministério da Economia comunicou que os efeitos da chamada Nova Previdência, que começaria com a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), teria efeitos positivos principalmente para a população mais pobre. As conclusões foram tomadas depois de um estudo feito pela Secretaria de Política Econômica, divulgado na tarde desta quinta-feira (21/3).

De acordo com a pesquisa, em 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita seria R$ 5.772,00 maior com a aprovação da Nova Previdência, se comparado num cenário sem a implementação das mudanças nas aposentadorias e pensões. Além disso, a diferença na geração de empregos seria de quase oito milhões de postos de trabalho.

Segundo a pasta, a aprovação do texto no Congresso Nacional deve fornecer ganhos significativos de renda e emprego para a sociedade brasileira. ;A Nova Previdência permitirá melhora substancial no superávit primário (das contas públicas) e na trajetória da dívida pública no médio prazo. Ainda que os ganhos mais importantes da reforma devam manifestar-se apenas em prazo mais longo, a sinalização positiva em relação à sustentabilidade fiscal deve traduzir-se imediatamente em melhora na confiança dos investidores e queda da taxa de juros, impulsionando os níveis de investimento e consumo e possibilitando a retomada do crescimento econômico;, ressaltou o relatório.

Com a Nova Previdência, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceria para 3,3% em 2023. Sem a aprovação, o Brasil teria uma recessão de 1,8%, de acordo com o estudo. ;Esta diferença de desempenho econômico geraria ganhos substanciais de bem-estar para a população brasileira;, declarou.

O relatório da Secretaria indica ainda que a reforma da Previdência terá empregos e renda de forma mais acentuada para as parcelas mais pobres da sociedade. ;O processo de crescimento econômico tende a ser acompanhado da formalização de empresas e mão-de obra. Excesso de informalidade é traço característico de economias pobres, ou em desenvolvimento, com baixo crescimento;, defendeu o Ministério da Economia. ;Mais pessoas ocupadas no mercado de trabalho, sobretudo em vagas formais, significará mais renda para as famílias mais pobres;, completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação