Economia

Operadora Oi e Huawei demonstram tecnologia 5G em Búzios, no Rio de Janeiro

Empresas montaram uma estação na cidade turística, na qual é possível fazer uma chamada holográfica com a tecnologia de internet móvel, que oferece velocidade até 50 vezes a do 4G

Simone Kafruni - Enviada Especial
postado em 22/03/2019 22:12
Tecnologia 5G da OIBúzios ; A operadora Oi aproveitou a vitrine da cidade turística do Rio de Janeiro e, desde o início de março, demonstra a tecnologia 5G, de quinta a domingo, numa estação de última geração montada em parceria com a Huawei na Praça da Ferradura, no Centro. Qualquer interessado pode entrar em um contêiner e testar uma chamada holográfica, na qual o interlocutor aparece em realidade virtual por meio de óculos especiais.

O espaço também oferece salas de jogos virtuais para mostrar a velocidade da fibra ótica da Oi, que garante conectividade quase absoluta. Conforme o diretor de Planejamento de Core e Transmissão da Oi, Laone Poletto, a estação usa uma faixa de 100 MHz na frequência de 3,5 GHz, a mesma que deve ser leiloada pelo governo federal em 2020. ;A tecnologia 5G pode chegar a uma velocidade 50 vezes maior do que a do 4G, e uma latência (tempo de resposta) menor que um milissegundo (ms);, explicou.

Em duplas, as pessoas são convidadas a usar os óculos especiais que estão conectados via Wi-Fi a CPEs (Customer Premises Equipment, termo técnico que significa equipamento dentro das instalações do cliente) 5G da Huawei, já que ainda não existem dispositivos móveis para a tecnologia.

Duas câmeras captam as imagens holográficas e as transmitem pela rede 5G. Assim, as pessoas conseguem ver a imagem uma da outra em tempo real. Ao fazer movimentos é possível perceber a baixíssima latência, ou seja, praticamente sem delay.

A escolha de Búzios, explicou Poletto, ocorreu porque a cidade teve toda sua rede de fibras modernizada e opera em 4.5G. ;É uma estação experimental. Búzios foi escolhida porque é uma vitrine turística nacional e internacional e já tem cobertura 4.5G. A estação 5G opera em cima dessa rede;, explicou.

Oi e Huawei instalaram fibra ótica para atender 90% da população do município, assim como em Brasília (DF) e outras cidades (veja lista abaixo).

Conforme a operadora, a implantação da fibra ótica proporciona internet de até 200 Mega e a Oi TV por internet (IPTV). Além disso, a tecnologia 4.5G aperfeiçoa e amplia a cobertura de dados móvel e abre caminho para chegada do 5G. A parceria com a Huawei é a partir dos equipamentos da empresa, de última geração.

Cobertura

A empresa tem cobertura 4.5G em 26 cidades: Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho (BA); Fortaleza, Maracanaú e Maranguape (CE); Paço do Lumiar, São José de Ribamar, São Luís e Raposa (MA); Ipatinga (MG); Belém, Ananindeua e Marituba (PA), João Pessoa, Campina Grande, Bayeux e Santa Rita (PB); Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Olinda e Paulista (RE); Natal (RN); e Palmas (TO).
Além disso, 32 cidades têm fibra ótica: Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Aparecida de Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Pouso Alegre (MG), Divinópolis (MG), Poços de Caldas (MG), Montes Claros (MG), Varginha (MG), Vespasiano (MG), Ubá (MG), Betim (MG), Recife (PE), Olinda (PE), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Duque de Caxias (RJ), Vilar dos Teles (RJ), Niterói (RJ), Petrópolis (RJ), São Gonçalo (RJ), Cabo Frio (RJ), Teresópolis (RJ), Nilópolis (RJ), Campos dos Goytacazes (RJ), Angra dos Reis (RJ), Nova Iguaçu (RJ), Porto Alegre (RS), Viamão (RS) e Brasília (DF).

* Repórter viajou a convite da Oi

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação