Economia

Bento Albuquerque confirma interesse da Petrobras em campos Israel-Brasil

De acordo com ministro, a companhia está comprando a base de dados para analisar melhor a área que deverá ser leiloada pelo governo israelense

Rosana Hessel - Enviada Especial
postado em 01/04/2019 20:58
Bento Albuquerque
Jerusalém, Israel ; Um dia após o ministro de Energia de Israel, Yuval Steinitz, ter anunciado a uma rádio local que a Petrobras deveria investir na área de gás, o ministro de Minas e Energia brasileiro, Bento Albuquerque, confirmou, nesta segunda-feira (1;/4), que a estatal estuda a participação no leilão de áreas no litoral israelense. Segundo ele, a companhia "está comprando a base de dados para poder analisar melhor". O governo de Israel pretende leiloar, só neste neste ano, 19 áreas em seu litoral a empresas de petróleo e gás.

[SAIBAMAIS] "A Petrobras conheceu o projeto durante a apresentação, há umas três semanas, e agora enviou uma carta para o ministro de Energia de Israel manifestando o interesse em conhecer melhor a proposta desses leilões, e vai comprar a base de dados que está disponível para que ela possa analisar. Agora, se ela vai vir a ter participação ou vai apresentar uma proposta. As vezes pode ser em parceria com empresas grandes no leilão", afirmou.

De acordo com o Albuquerque, as propostas para o leilão precisam ser apresentadas até o final de junho e, em julho, Israel deverá anunciar a melhor proposta e quais são as empresas que vão participar dessa exploração de gás nesses campos que estão disponíveis. Ele acredita que o potencial da área israelense "é promissor". "O fato é que Israel já é um exportador de gás. O gás, efetivamente, entrou na matriz energética de Israel da mesma forma que nós pretendemos que a matriz de gás tenha um papel mais relevante no Brasil", pontuou.

Albuquerque integra a equipe de Bolsonaro em visita a Israel. Ele teve uma reunião bilateral com Steinitz e os dois chegaram a um consenso de que "há potencial para grandes investimentos tanto no setor elétrico quanto no setor de óleo e gás" entre os países. "E também no mineral, mas esse ainda estamos conversando mais para descobrirmos melhor;, completou.

O ministro destacou que o país tem cerca de 50 commodities minerais e isso é de interesse do Brasil, para ter melhor exploração e mais mercado para esses minerais. "Israel poderá ter uma contribuição grande no desenvolvimento de tecnologias e inovação nesse setor", completou ele, citando a declaração conjunta entre os países, assinada nesse domingo (31/3) pelo presidente Jair Bolsonaro e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu. Segundo o documento, ambos os governos ;concordaram em cooperar em diversos setores, como petróleo e gás, termoeletricidade e energias renováveis;.

"No campo da energia e da mineração, eles reconheceram o papel transformador da inovação, da robótica e da segurança cibernética. Como dois produtores relevantes de gás natural, os dois países intercambiarão melhores práticas sobre a concepção dos mercados domésticos de gás natural;, informa o texto. O presidente deve retornar amanhã ao Brasil.

Ampliação

Albuquerque contou que pretende fazer uma apresentação do plano decenal da pasta que prevê a ampliação da participação do gás na matriz energética uma vez que o contrato com a Bolívia, se encerra em 2019. ;O gás vai ter um papel importante na nossa matriz e ele poderá vir da Bolívia ou do pré-sal. Temos vários Campos dependendo de infraestrutura para se tornarem produtivos. Queremos abrir o mercado de gás para que haja investimento em infraestrutura. Hoje em dia, só quem faz investimento em gás é a Petrobras;, explicou ele, acrescentado que o governo pretende melhorar a regulamentação do setor para atrair novos investidores.

Portfólio

O ministro contou que, durante o Encontro empresarial Brasil-Israel, que será realizado amanhã em Jerusalém com a presença de Bolsonaro e de Netanyahu, ele vai expor aos empresários presentes o portfólio da pasta e o plano decenal, que estima um potencial de R$ 1,4 trilhão para investimentos no setor de petróleo, gás natural e biocombustíveis até 2027. Além disso ele contou que, apenas a cessão onerosa, que tem leilão marcado para 28 de novembro, pode atrair R$ 1 trilhão de investimentos até 2040;, completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação