Economia

Brasil cai para 27ª posição no ranking de maiores exportadores do mundo

O Brasil foi superado pelo Vietnã e está atrás da Malásia, Polônia e Tailândia

Beatriz Roscoe*
postado em 03/04/2019 06:00
O Brasil foi superado pelo Vietnã e está atrás da Malásia, Polônia e Tailândia
O Brasil caiu para 27; posição no ranking de maiores exportadores do mundo de acordo com levantamento feito pela Organização Mundial do Comércio (OMC) divulgado nessa terça-feira (2/4). O Brasil foi superado pelo Vietnã e está atrás da Malásia, Polônia e Tailândia.

O pódio ficou com a China (1; Lugar), Estados Unidos (2; lugar) e Alemanha (3; lugar). Em 2016 o Brasil se encontrava na 25; posição do ranking. Segundo a OMC, o comércio mundial cresceu mais lentamente do que o esperado em 2018: "Com as tensões comerciais em alta, ninguém deve se surpreender com essa perspectiva. O comércio não pode desempenhar plenamente o papel de crescimento quando vemos altos níveis de incerteza. É cada vez mais urgente resolver tensões", relatou o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo.

Para o professor Alcides Vaz do departamento de Relações Internacionais da Universidade de Brasília, os resultados do Brasil também não surpreendem: ;Há uma mudança na composição da pauta das exportações brasileiras, com encolhimento do setor industrial e uma componente de serviços ainda a canhar. Essa composição desfavorece os produtos de maior valor agregado, exportamos mais insumos energéticos, minério e commodities alimentares. Produtos ligados ao agronegócio têm um peso muito grande;, explica.

O professor relata que o nível de investimentos da estrutura produtiva do Brasil está muito aquém do necessário para que o país se projete de fato como um exportador robusto. Além disso, a performance da economia brasileira também é um fator que influencia nos resultados do comércio exterior. ;O Brasil está com níveis muito baixos de crescimento, e não oferece condições propícias para investimentos. Há um déficit de competitividade. Além disso, são muitas as incertezas políticas, então não há disposição de investidores e da classe empresarial de assumir compromissos;, comenta.

Segundo a OMC, o crescimento do comércio mundial acima da média de 4,6% em 2017 sugeriu que o comércio poderia recuperar parte de seu dinamismo anterior, mas isso não se materializou. O comércio só cresceu ligeiramente mais rápido do que a produção em 2018, e espera-se que esta fraqueza relativa se prolongue pelo menos até 2019.


Confira o ranking:


Maiores exportadores em 2018

1. China
2. EUA
3. Alemanha
4. Japão
5. Holanda
6. Coreia do Sul
7. França
8. Hong Kong
9. Itália
10. Reino Unido
11. Bélgica
12. México
13. Canadá
14. Rússia
15. Cingapura
16. Emirados Árabes
17. Espanha
18. Taipei
19. Índia
20. Suíça
21. Arábia Saudita
22. Polônia
23. Austrália
24. Tailândia
25. Malásia
26. Vietnã
27. Brasil
Fonte: OMC
* Estagiária sob supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação