Jornal Correio Braziliense

Economia

Capitalização provoca bate-boca entre Guedes e deputados da oposição na CCJ

Ministro foi perguntado sobre a situação do Chile, que adotou a capitalização décadas atrás. Em resposta disse: 'A Venezuela deve estar melhor'

, houve bate-boca entre parlamentares e o ministro da Economia, Paulo Guedes, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Em referência aos congressistas que se dizem contrários à reforma da Previdência, o ministro disse: ;Se vocês quiserem, embarquem seus filhos no avião que vocês estão. Vão acabar como no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Norte e em Minas Gerais;, disse.

A fala do economista foi aplaudida por alguns políticos, mas vaiada pelos deputados da oposição. Com gritos de ;E o Chile?;, em alusão ao sistema de capitalização defendido pelo ministro, que seria similar às regras chilenas. Irritado, Guedes disse: "Acho que a Venezuela está melhor, deputados. Venezuela está bem melhor;.

Depois da declaração, precisou que o presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR), se pronunciasse e interferisse nos embates. Em tom de desculpa, Guedes disse que havia cometido um ;erro sério; ao reagir às interações dos membros da comissão.

"Me aconselharam ;não reaja;, mas quis ser atencioso, isso acontece comigo. Sou muito respeitoso;, disse. Parlamentares reagiram com risadas e gritos ao desabafo do economista. ;Os senhores têm muita familiaridade com esse ambiente, eu não. Vocês poderiam ter um pouco de atenção comigo e considerar que posso cometer erros. Cometi o erro de interagir", acrescentou.

Mais cedo, Guedes comparou ao regime previdenciário a um avião rumo a alto-mar sem combustível. Ele disse ainda que haviam bombas prestes a explodir dentro da aeronave, caso a reforma não fosse aprovada. O chefe da pasta econômica chamou ainda o sistema de repartição de "perverso" ao menos sete vezes em menos de cinco minutos. "Não vejo com olhar tão doce e gentil o sistema previdenciário atual, porque ele é perverso", pontuou.