Economia

Relator da Previdência na CCJ diz que vai considerar queixas da oposição

Marcelo Freitas disse que 'não fugirá de nenhum dos temas levantados pelos colegas'

Gabriela Vinhal, Alessandra Azevedo
postado em 03/04/2019 19:11
Marcelo Freitas, o relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça
O relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Delegado Marcelo Freitas (PSL-MG), garantiu que levará em consideração as queixas dos deputados sobre a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019, que muda as regras previdenciárias dos trabalhadores civis. Em audiência pública com o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta quarta-feira (3/4), Freitas disse que "não fugirá de nenhum dos temas levantados pelos colegas".

[SAIBAMAIS]O relatório prévio, no qual ele tem trabalhado, trata de "todas as questões" que têm sido abordadas na CCJ. Entre os temas que são contestados por possível afronta à Constituição, Freitas citou "a retirada das regras previdenciárias do texto constitucional, o possível retrocesso social, as regras de transição, eventuais violações a direitos adquiridos, alíquotas progressivas, capitalização versus repartição, igualdade entre militares e demais servidores".

"São temas que enfrentados de maneira bastante técnica em nosso relatório. Não tenham dúvida que nosso relatório será o mais técnico possível e que abordará cada uma das situações faladas nesta comissão", garantiu o relator, que disse enxergar "com excelente olhar cada uma das colocações, cada uma das palavras apresentadas".

Prazos

Freitas afirmou que pretende fazer a leitura do relatório na próxima terça-feira (9/4), mesmo prazo estipulado pelo presidente da CCJ, Felipe Francischini (PSL-PR) na semana passada. Ele conta com o pedido de vista dos deputados em 10 e 11 de abril. Na quarta-feira seguinte, em 17 de abril, o colegiado poderá votar o parecer.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação