Economia

Avianca vai intensificar cancelamento de voos a partir desta segunda-feira

No fim de semana, foram canceladas 25 decolagens da companhia, que está em processo de recuperação judicial. A partir desta segunda, serão mais de 50 diários

Vera Batista
postado em 14/04/2019 21:41
Avião da Avianca
Alerta aos passageiros que estão prestes a viajar pela Avianca Brasil. O cancelamento de voos deve se intensificar a partir desta segunda-feira (15/4). Serão mais de 50 voos suspensos por dia. Na semana passada, a empresa anunciou o cancelamento de 179 deles até quarta-feira (17), próximo ao feriado da Semana Santa. Mas novos adiamentos podem acontecer. Em recuperação judicial desde dezembro de 2018, a companhia aérea foi obrigada a tomar essas medidas, devido ao atraso no pagamento do aluguel de aeronaves e das tarifas em vários aeroportos. Os problemas já são grandes no momento.

Nos últimos seis meses, de acordo com o site Reclame Aqui, a empresa já recebeu 3.441 reclamações e resolveu apenas 68,6% dos problemas. Na tarde de domingo, embora a empresa tenha divulgado que ;está tomando as medidas necessárias para manter a normalidade das operações;, quatro pessoas estavam ansiosas por retorno e solução de pendências. Uma passageira pedia o estorno do valor pago. No dia 9 de março, ela e as amigas tiveram um voo do Aeroporto Santos Dumont (RJ) para Congonhas (SP) cancelado. ;O atendente do balcão disse que teríamos o reembolso do voo e das despesas de alimentação;, contou.

Em 25 de março, ela ligou para o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC). ;Adriana (protocolo 2276330) pediu que eu enviasse um documento com foto, mais as despesas, e ligasse uma hora após, para que eles fizessem a checagem e dessem andamento no processo;. Em 26 de março, ela enviou e-mail e ligou, conforme o combinado. ;Rodrigo (protocolo 2278237) disse que estava tudo certo. Era só aguardar cinco dias úteis. Em 7 de abril, perguntei se havia alguma novidade. Sem retorno;. No dia seguinte, ela voltou a ligar (protocolo 2278237).

;Hoje, 14 de abril -13 dias úteis após -, depois de mais de 20 minutos em espera, a atendente Bárbara informou que estava sem sistema e não conseguiria nem gerar um protocolo de atendimento e nem ver o status do meu processo. E ai, Avianca?;, questionou a passageira. Outro cliente aguarda resposta sobre um voo para Miami (EUA), marcado para 17 de maio, partindo de Congonhas (SP). E avisa que não vai aceitar escala e quer que seja mantido o assento conforto que comprou. ;A empresa afasta mais ainda os clientes, no momento em que precisa deles. Aguardo retorno até amanhã (15). Para o bem de todos, é melhor que resolvamos logo;, diz o cliente.

De acordo com Rita Taliba, especialista em direito aeronáutico do Braga Nascimento e Zilio Advogados, a melhor saída é a amigável. ;Entre em contato com a Avianca ou com a agência de viagem onde foi feita a compra. Deixe tudo documentado, por escrito, para provar sua intenção de acordo;, explicou. Caso não consiga embarcar ou precise comprar outra passagem de urgência, insista no reembolso. ;Quem escolheu assento conforto, dificilmente, com a empresa nessa situação, conseguirá exatamente o que comprou;, destacou Rita Taliba.

A última etapa, se a conversa entre as partes não der resultado, é a Justiça. ;O prazo de resolução de conflitos, mesmo nos Juizados de Pequena Causas, é de seis meses, podendo chegar a um ano. O ideal é insistir na resposta positiva da Avianca;, destacou Rita. Não esqueça, também, de buscar informações na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac - https://www.anac.gov.br/assuntos/passageiros ou https://www.anac.gov.br/passageirodigital). ;É importante destacar que nas ações que envolvam valores até 20 salários mínimos, o consumidor não precisa sequer de advogado;, lembrou Fernanda Zucare, especialista em direito do consumidor do Zucare Advogados Associados. ;Todos os custos ; não apenas a passagem aérea ; devem ser computados, como gastos com transporte, alimentação, hospedagem, entre outros;, reforçou Fernanda.

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