Economia

Governo promete desonerar importação de bens de capital e de informática

A ideia inicial é manter a redução da alíquota dos atuais 14% para 4% em quatro anos, mas o governo atual pretende mudar a forma de como diminuirá

Agência Estado
postado em 16/04/2019 15:55

Ação pode começar nos próximos 40 dias

O secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz, afirmou nesta terça-feira (16/4), que o governo pretende, nos próximos 40 dias, começar o processo de desoneração da tarifa de importação de bens de capital (máquinas e equipamentos) e de informática. A ideia é manter o anunciado pelo ex-presidente Michel Temer e reduzir a alíquota dos atuais 14% para 4% em quatro anos, mas a nova equipe quer mudar o formato como essa queda ocorrerá.

Diferentemente de Temer, que propôs uma redução linear a cada ano, a ideia é que a queda seja exponencial. "Queremos uma queda de 1 ponto porcentual, 1 e pouco agora, e quando chegar no último ano cai um monte", disse, completando: "A partir do momento que outras reformas vão entrando em ação a gente vai aumentando o ritmo de redução do imposto".

Ferraz explicou que essa é uma prioridade da pasta de comércio exterior e, por isso, deve ser a primeira grande ação. Segundo ele, o acesso a máquinas e equipamentos e bens de informática mais baratos e modernos "tem um impacto significativo em toda a cadeia produtiva, inclusive no setor industrial". Ele destacou que a média da tarifa de importação para países como o Brasil já é de 4%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação