Economia

Fiscalização de bagagens de mão começa no Aeroporto de Brasília

De acordo com as novas políticas de fiscalização, as malas que ultrapassarem as medidas máximas serão despachadas e o serviço pode ser cobrado do passageiro

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 25/04/2019 12:29

Funcionários durante retirada de bagagem de aeronave no Aeroporto Internacional de Brasília Presidente Juscelino Kubitschek.As empresas aéreas brasileiras deram início neste mês às novas políticas de fiscalização das bagagens de mão em voos domésticos. A partir desta quinta-feira (25/4), quatro aeroportos começam a despachar as malas de mão que não se encaixem no padrão de tamanho. A medida será aplicada a outros aeroportos até o fim de maio.

Nesses primeiros dias, apenas o Aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília/DF), o Afonso Pena (Curitiba/PR), Viracopos (Campinas/SP) e Aluízio Alves (Natal/RN) farão a triagem. Após 2 de maio, os aeroportos de Confis (Belo Horizonte/MG), Pinto Martins (Fortaleza/CE), Guararapes ; Gilberto Freyre (Recife/PE) e Val-de-Cans ; Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA) também começarão a fazer a fiscalização. (Confira cronograma abaixo).

De acordo com a Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (Abear), as malas de mão devem ter, no máximo: 55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade. Caso esteja fora do padrão, ela deverá ser despachada nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeita a cobrança adicional ; a depender do tipo de franquia contratado. O limite de peso é de 10 kg para voos com destino ou partida do Brasil.

tamanho da mala de mão permitido

Orientações

A Abear informou que desde de 10 de abril está com uma campanha de orientação aos passageiros em voos domésticos. No total, 15 aeroportos participaram dessa iniciativa. A ação terminará apenas em 8 de maio, sendo que, em cada aeroporto haverá um período de duas semanas para adaptação.

O procedimento corresponde à edição da Resolução n;400/2016, na qual as empresas aéreas podem vender passagens com diferentes tipos de valor, dependendo das bagagens.

Cronograma

10 de abril: Aeroporto Juscelino Kubitschek (Brasília/DF); Aeroporto Afonso Pena (Curitiba/PR), Aeroporto Viracopos (Campinas/SP), Aeroporto Aluízio Alves (Natal/RN)

Período de orientação ao passageiro: até 24/abril

Início da triagem: 25/abril

17 de abril: Aeroporto de Confins (Belo Horizonte/MG), Aeroporto Pinto Martins (Fortaleza/CE), Aeroporto Guararapes ; Gilberto Freyre (Recife/PE),

Aeroporto Val-de-Cans ; Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA)

Período de orientação ao passageiro: até 1/maio

Início da triagem: 2/maio

24 de abril: Aeroporto Santa Genoveva (Goiânia/GO), Aeroporto Salgado Filho (Porto Alegre/RS), Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP), Aeroporto RIOGaleão ; Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ), Aeroporto Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ)

Período de orientação ao passageiro: até 12/maio

Início da triagem: 13/maio

8 de maio: Aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA) e Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP)

Período de orientação ao passageiro: até 22/maio

Início da triagem: 23/maio

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação