Economia

Bares e restaurantes estão com saldo positivo de empregos no DF

Atualmente, em alguns momentos, segmento supera o da construção civil em reposição de vagas, segundo a Abrasel

Augusto Fernandes
postado em 07/05/2019 06:00
Rogério Mazer tem dois restaurantes e, do ano passado para cá, aumentou em 20% o número de funcionários
O primeiro quadrimestre de 2019 deu ao setor de bares e restaurantes do Distrito Federal uma projeção de otimismo. Após quatro anos de instabilidade, o segmento registrou saldo positivo de 2,5 mil contratações. Representantes da classe produtiva mostram-se animados e projetam que a recuperação econômica dos estabelecimentos alimentícios continuará até dezembro, sendo possível um aumento no número de postos de emprego ainda mais expressivo.

;Nas nossas contas, o setor já empregou 4,9 mil pessoas e demitiu 2,4 mil desde o início do ano. Estamos surpresos, pois todo início de ano em Brasília costuma ser negativo, visto que o movimento na cidade não é tão alto. O resultado é um grande incentivo, pois como já passamos por carnaval e semana santa, 2019 ainda está começando para os bares e restaurantes. Portanto, a tendência é de mais crescimento;, analisa o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no DF (Abrasel-DF), Rodrigo Freire.

Graças aos números atingidos até aqui, segundo Freire, hoje o segmento é um dos que mais contrata em Brasília e está no mesmo patamar que a construção civil. ;No início da década, o setor de bares e restaurantes não chegava nem perto. Aos poucos, no entanto, o cenário se inverteu. Agora, em determinadas épocas do ano, conseguimos colocar no mercado quase 75% a mais do que a construção civil;, afirmou.

Gerentes e proprietários de estabelecimentos explicam que a renovação no quadro de funcionários se deve principalmente à demanda de trabalho nos horários de maior fluxo de consumidores. Para eles, as mudanças da reforma trabalhista, que permitiram a instauração de contratos intermitentes, foram um grande benefício. Dono de um bar na 307 Sul, por exemplo, Beto Anhenvini iniciou processo de seleção para contratar copeiro e cozinheiro que façam o turno da noite. ;Apesar de funcionarmos também pela manhã, a demanda do noturno é incomparável. Nos fins de semana, em especial, o trabalho é constante. Por isso, tentamos sempre manter o número de funcionários em equilíbrio para não fechar as portas;, explicou.

Anhenvini diz que as vagas abertas recentemente não visam aumentar o quadro de empregados do estabelecimento, mas sim, recompor os espaços deixados por funcionários que foram desligados do bar. ;Muitas pessoas acabam desistindo do emprego por não terem condições de voltar para casa em segurança, devido à falta de transporte. Dessa forma, a rotatividade é grande. As contratações continuarão acontecendo, pois não podemos sobrecarregar os outros funcionários;, acrescenta.

Qualificação

Freire, da Abrasel-DF, observa que a dinamicidade do segmento de bares e restaurantes é bom para o setor, pois sempre haverá vagas disponíveis. ;Por isso, é importante que quem esteja atrás de emprego na área se qualifique. Hoje em dia, qualquer pessoa que saiba se comunicar e queira a contribuir com os objetivos da empresa vai conseguir a contratação;, garante.

Rogério Mazer é proprietário de dois restaurantes no Plano Piloto e de 2018 para cá, teve de aumentar em 20% a quantidade de funcionários. ;Consegui ampliar alguns departamentos do negócio e tive de investir em pessoas capacitadas para oferecer um serviço de qualidade. Temos de fazer o dever de casa e dar a melhor estrutura possível à clientela;, afirma.

No último fim de semana, Rogério abriu vaga para a contratação de um novo auxiliar de cozinha. Desde que anunciou a oportunidade, mais de 400 pessoas já enviaram currículo. ;Todo os dias recebemos mensagens de pessoas a procura de emprego, mas precisamos ser criteriosos. Sempre busco melhorar o nível do meu quadro de funcionários. Portanto, vou prezar pela sociabilidade da pessoa na hora da contratação;, completa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação