Economia

Mercado S/A

No Brasil, existem pouco mais de 400 empresas de capital aberto. Nos Estados Unidos, são quatro mil

postado em 21/05/2019 04:28
No Brasil, existem pouco mais de 400 empresas de capital aberto. Nos Estados Unidos, são quatro mil
No Brasil, abrir o capital é mais barato


Em um país como o Brasil, acostumado a ter custos exorbitantes em todas as áreas de negócios, chama a atenção um estudo feito pela consultoria PwC. De acordo com a pesquisa, os custos médios relacionados com o IPO (oferta pública de ações) são bem menores por aqui: eles variam de 2,5% a 5,6% do total de recursos captados. Nos Estados Unidos, o índice pode chegar a 11,7%. Nunca é demais lembrar: no Brasil, existem pouco mais de 400 empresas de capital aberto. Nos Estados Unidos, são quatro mil. E por falar em IPO: a abertura de capital da Uber gerou efeitos positivos para uma empresa brasileira. Trata-se do TradeMap, aplicativo gratuito que oferece informações financeiras e simula investimentos na bolsa. No dia 10 de maio, data do IPO da Uber, 80 mil pessoas permaneceram on-line para acompanhar a performance das ações. Lançado em novembro do ano passado, o TradeMap conta com 300 mil usuários e prevê bater a marca de 1 milhão até dezembro.





Diageo aposta no comércio eletrônico


A Diageo, dona de marcas como Johnnie Walker, Ypióca e Smirnoff, aposta no comércio eletrônico para aquecer as vendas no país. Em fase inicial de testes, o serviço operado pela parceira BrasilCT será exclusivamente para bares e restaurantes, oferecendo todos os produtos do portfólio. ;Ainda estamos na fase-piloto, mas já estudamos como integrar esse canal com nossa cadeia de distribuição;, diz Alexandre Miranda, diretor da Diageo Brasil.


PUC terá loja com artigos ecológicos


Em tempos de sufoco financeiro nas universidades ; tanto públicas quanto privadas ;, as instituições têm se virado para fazer algum dinheiro. Há alguns dias, a PUC-RS abriu uma loja própria no câmpus de Porto Alegre. A ideia, inspirada nas grandes universidades mundiais, é oferecer mais de 200 opções de produtos, como camisetas, casacos, mochilas, itens de papelaria, entre outros. Além disso, a loja terá uma linha de artigos ecológicos criados por uma cooperativa local.





T-Mobile e Sprint perto de fusão

O presidente da FCC, a agência reguladora de telecomunicações dos Estados Unidos, declarou ontem que vai recomendar aos demais comissários do órgão a aprovação da fusão entre as operadoras T-Mobile e Sprint no país. Com a iniciativa, o executivo da FCC quer preservar a liderança global das empresas americanas na tecnologia 5G. Sem a fusão, é consenso de que a hegemonia desse mercado ficará com os chineses.


Rapidinhas

  • Apesar da lenta retomada, o setor de veículos colhe resultados positivos em 2019. No primeiro trimestre, o Itaú Unibanco registrou R$ 4,1 bilhões na concessão de crédito automotivo para pessoas físicas e jurídicas, alta de 31,6% ante o mesmo período de 2018. O ticket médio das operações PF foi de R$ 34 mil, com prazo médio de financiamento de 43 meses.

  • Enquanto o Brasil sofre com altos índices de desemprego, nos Estados Unidos a escassez de mão de obra tem levado a ações curiosas. Redes como Pizza Hut e Church;s Chicken começaram a pagar o salário todos os dias, em vez de semanalmente. Essa foi a saída encontrada para encontrar interessados nas vagas.

  • Os caminhoneiros estão entre os profissionais mais conectados. Segundo estudo da Confederação Nacional do Transporte, 86% deles usam dispositivos eletrônicos como apoio para suas viagens ; e não se trata apenas de aplicativos de GPS. Muitos dos motoristas se tornaram adeptos dos apps que indicam o melhor frete.

  • A brasileira Lev, especializada em mobilidade elétrica, foi selecionada pelo programa de aceleração WF Advantage, da Wadhwani Foundation. Fundada no Vale do Silício, a instituição fomenta o empreendedorismo em mercados emergentes. A Lev tem forte atuação no mercado de locação de bikes elétricas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação