Economia

Semente do sucesso

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 23/05/2019 04:08

Luiz Seabra seguramente não imaginava, há meio século, quando trocou a carreira de economista pela cosmetologia, que aquele embrião de negócio se tornaria uma gigante global do setor. Em 1969, ele foi convidado a trabalhar no Laboratório Bionat, dos esteticistas Pierre e Catherine Berjeaut. Em agosto do mesmo ano, nascia de uma sociedade entre Seabra e Jean-Pierre Berjeaut, filho de Pierre, a Indústria e Comércio de Cosméticos Berjeaut, mais tarde chamada de Natura.

A primeira loja foi aberta no ano seguinte, na Rua Oscar Freire, em São Paulo. Seabra fazia pessoalmente o atendimento dos clientes. Já em 1974 a pequena empresa passou a comercializar sua produção apenas no sistema porta a porta, hoje chamado de venda direta.

Hoje, a Natura conta com 1,7 milhão de consultoras no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia, no México e no Peru. Nos últimos anos, tem investido nas vendas multicanais, seja por meio do comércio eletrônico, seja pela abertura de lojas exclusivas. Desde 2017 passou a fazer parte do grupo Natura & Co., que reúne Natura, Aesop e The Body Shop.

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