Economia

FMI alerta para o risco do baixo crescimento da economia no país

O Fundo Monetário Internacional lembrou que os investimentos no país seguem moderados

Rosana Hessel
postado em 25/05/2019 07:00

Na avaliação dos técnicos do organismo internacional, a crise interna pode inviabilizar a recuperação da economia

O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez um alerta nesta sexta-feira (24/5) sobre o baixo crescimento da economia brasileira e o risco político no país, e sinalizou novos cortes nas previsões para o Brasil. O FMI sugeriu uma ;ação política decisiva; para evitar uma desaceleração. ;O investimento permanece moderado, retido pela grande capacidade ociosa e a persistente incerteza sobre as perspectivas de reformas fiscais e estruturais. O fraco crescimento global e a recessão na Argentina estão afetando as exportações. O crescimento em 2019 é projetado entre 1% e 1,5%, com riscos significativos de queda;, destacou o documento divulgado nesta sexta-feira (24/5) sinalizando revisões para o Brasil.

Atualmente, a previsão do FMI para de expansão do PIB brasileiro em 2019 é otimista, de 2,1%, enquanto a mediana do mercado computada pelo Boletim Focus, do Banco Central está em 1,24%. O Fundo costuma fazer revisões a cada três meses e, na última, em abril, reduziu de 2,5% para 2,1%.

Na avaliação dos técnicos do organismo internacional, a crise interna pode inviabilizar a recuperação da economia. Eles recomendam uma ;ação política decisiva; no sentido de aprovar a reforma da Previdência e evitar uma desaceleração maior na economia. ;O principal risco doméstico é a incapacidade de aprovar uma reforma previdenciária robusta. Além disso, outras medidas fiscais são necessárias para cumprir o teto de despesas e colocar a dívida em uma trajetória sustentável;, alertou.

;A ambiciosa proposta de reforma em consideração no Congresso estabilizará os gastos com pensões na próxima década e tornará o sistema mais equitativo;, apontou o FMI. ;Para entregar os necessários ajustes fiscais, o Congresso deve preservar o sugerido aumento da idade de aposentadoria e redução de elevados benefícios, particularmente de funcionários do serviço público.;

O órgão também chamou a atenção para os riscos externos ;que incluem o aprofundamento da recessão na Argentina e as tensões comerciais globais;. O alerta feito pelo FMI destacou, ainda, que ;a reforma da Previdência é o passo crucial; e que a aprovação de uma reforma robusta e medidas fiscais adicionais ;são necessárias para colocar a dívida pública em uma trajetória sustentável, aumentando, assim, a confiança do investidor;.

O Fundo reforçou a preocupação de que o crescimento acelerado da dívida pública bruta, pelas contas do organismo internacional, está em 88% do PIB, ;uma das maiores entre os mercados emergentes;. A expectativa do FMI é de que, com a aprovação de uma reforma robusta e condições financeiras favoráveis, ;o crescimento acelere em 2020, apoiado por uma recuperação do investimento privado;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação