postado em 27/05/2019 04:06
Carros 1: Indústria automotiva precisa se reinventar
Poucos setores têm sofrido tanto com as transformações culturais e tecnológicas quanto a indústria automobilística. Se nos últimos 100 anos o carro foi objeto de desejo para diferentes gerações, agora ele é visto cada vez mais como um serviço e não como um bem privado. A mudança impõe desafios às montadoras. Estudo realizado pela consultoria KPMG concluiu que o número de montadoras deve diminuir de maneira acentuada até 2030. Só vai sobreviver quem tiver a capacidade de se reinventar ; e isso diz respeito principalmente à produção de carros elétricos (foto) e autônomos. Segundo o estudo, pelo menos 35 países têm projetos para desenvolver carros autônomos. A boa notícia é que, do ponto de vista financeiro, trata-se de uma grande oportunidade. Para a KPMG, os negócios impulsionados pela mobilidade e conectividade dos automóveis pode movimentar até dez vezes mais do que a venda convencional de veículos particulares.
Carros 2: ;Transformação sem precedentes;
Líder do setor automotivo da KPMG no Brasil, Ricardo Bacellar faz um diagnóstico do que vem pela frente. ;As montadoras, que implementaram um modelo de negócio consistente por 100 anos, estão atravessando um período de transformações sem precedentes;, diz o executivo. ;Como a mobilidade pessoal é mais ampla do que o fornecimento de um veículo, muitas montadoras planejam se tornar prestadoras de serviços. O tempo para criar oportunidades está pressionando os líderes dessas empresas.;
Empresários temem nova greve de caminhoneiros
Um ano depois da greve dos caminhoneiros, que gerou um rombo de R$ 48 bilhões no PIB, a possibilidade de uma nova paralisação tira o sono dos empresários. Para o CEO do laboratório Sanfarma, Luciano Biaggi, se isso acontecer, será desastroso para a economia. ;Os 10 dias de greve do ano passado provocaram uma redução de mais de R$ 2 milhões no nosso faturamento;, afirma. ;A ressaca causada pelo movimento demorou cerca de 45 dias para passar e ainda não conseguimos reaver essa perda.;
Dassault prepara novo avião
A francesa Dassault Falcon Jet, fabricante global de jatos executivos, quer alcançar voos mais altos em 2019. A empresa, que acaba de celebrar o aniversário de dez anos do seu centro de serviços em São Paulo, está projetando uma nova aeronave para o fim do ano. Segundo o vice-presidente para a América Latina, Rodrigo Pessoa, o mercado brasileiro é uma das apostas da Dassault. ;A mudança no jogo da economia é positiva, mas o governo precisa ratificar essa expectativa;, diz.
"Dicas para iniciantes: se você esquecer quem são seus clientes e quais os problemas deles, a sua startup começa a morrer;
Uri Levine, fundador do Waze
2,2 bilhões
de contas falsas foram removidas pelo Facebook em 2019 para combater a disseminação de fake news. O número é espantoso: o Facebook tem 2,4 bilhões de usuários ativos, só um pouco mais do que as contas eliminadas.
Rapidinhas
- A Duratex, que reúne as marcas Durafloor, Deca, Hydra e Ceusa, segue firme com o plano de expansão. Por R$ 539 milhões, a empresa comprou 100% das ações da Cecrisa, produtora brasileira de revestimentos cerâmicos. A operação depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
- Uma investigação da consultoria Tempest demonstrou a fragilidade dos sistemas de pagamento do país. Segundo o levantamento, neste ano 2,3, milhões de cartões de crédito e débito foram clonados em 2,6 mil estabelecimentos comerciais. Os criminosos conseguem os dados a partir de um vírus instalado em computadores.
- A alemã Siemens criou uma tecnologia que promete solucionar o problema de falta de energia em locais remotos. O sistema utiliza o CO2 para gerar energia elétrica em combinação com turbinas a gás. Segundo a empresa, a tecnologia pode operar em locais com escassez de água, já que não usa o vapor para o seu funcionamento.
- A convite da Associação Brasileira de Direito Tributário (ABDT) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), o economista Bernard Appy participa hoje, em Belo Horizonte, do seminário ;Reforma Tributária e os Desafios do Sistema Atual;. Appy é mentor da proposta de reforma tributária aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.