Economia

Cade recomenda que Bolsonaro vete retorno de bagagem gratuita em voos

Em ofício enviado à Casa Civil, órgão antitruste justifica que a manutenção de gratuidade no despacho de malas até 23 kg tem potencial de inviabilizar o setor e reduzir a competição

Simone Kafruni
postado em 29/05/2019 15:51
bagagens no aeroporto de brasília

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou que o presidente da República, Jair Bolsonaro, vete o retorno da franquia mínima de bagagens até 23 quilos (kg) em voos domésticos. Em ofício enviado à Casa Civil, o presidente do Cade, Alexandre Barreto, justificou que o artigo 2; do Projeto de Lei de Conversão (PLV) n; 6/2019 da Medida Provisória (MP) n; 863/2018 tem potencial de reduzir a competição do setor.

O projeto depende apenas de sanção presidencial para permitir até 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas que operam no país, com a reinstituição da gratuidade do despacho de malas. Bolsonaro chegou a afirmar que ;seu coração manda; não vetar o artigo, mas que só decidirá aos ;48 minutos do segundo tempo;. O prazo para o veto é de 15 dias úteis a partir do recebimento, sendo que o PLV foi aprovado pelo Senado em 22 de maio.

O fim da franquia de bagagem, a partir de 2017, colocou a regulação do transporte aéreo brasileiro em linha com a tendência internacional, que já vinha adotando tal prática há alguns anos. Do ponto de vista das empresas, a racionalidade econômica da medida reside em uma redução de custos. Pela ótica do consumidor, evita que grande parcela de passageiros que viajam com pequeno volume de bagagem pague o mesmo valor daqueles que demandam o transporte de um volume maior.

Órgãos de defesa do consumidor, contudo, defendem a sanção do artigo. O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) argumentou que ;a prometida diminuição no preços das passagens aéreas com o fim da franquia de bagagens não se concretizou;. Para Juliana Moya, especialista em Relações Institucionais da Proteste, a regulamentação que permitiu liberdade de cobrança tornou a medida ruim.

Segundo o Cade, sob o prisma exclusivo da concorrência, qualquer movimento que tenha potencial de reduzir a competição no setor de aviação civil, que já apresenta características de concentração no Brasil, gera preocupações.. ;Desse modo, cabe aqui, enquanto autoridade antitruste brasileira, apresentar subsídios à tomada de decisão do Presidente da República no sentido de ressaltar eventuais efeitos prejudiciais à concorrência e aos consumidores.;

Carta


Na carta enviada à Casa Civil, assinada pelo presidente do Cade, Alexandre Barreto, o órgão afirma que a volta da franquia de bagagens pode afetar os investimentos no mercado ao ;impactar diretamente o modelo de negócios das empresas aéreas low cost que estão entre as principais interessadas em entrar no Brasil;.

Com o veto do dispositivo, segundo o Cade, o PLV poderá alcançar o seu principal objetivo: ;mediante a construção de ambiente mais aberto e mais receptivo ao capital estrangeiro nesse setor, ampliar a competição e a desconcentração do mercado nacional, e a qualidade e os preços desses serviços no Brasil".
Para Eric Hadmann, advogado especialista em Direito Regulatório e Concorrencial do escritório Gico, Hadmann & Dutra Advogados, a medida provisória teria sido uma excelente notícia, se não tivesse dado um passo para frente e dois para trás. ;O avanço foi, obviamente, a liberação de 100% de capital estrangeiro em empresas aéreas no Brasil. O primeiro retrocesso, que ainda depende de futuro decreto, poderá obrigar empresas estrangeiras a operarem com pelo menos 5% de seus voos em rotas regionais. O segundo e principal retrocesso é a gratuidade das bagagens;, avaliou.

Segundo o especialista, a franquia dificultará a entrada de novas empresas em um mercado altamente concentrado como o brasileiro. ;O argumento contrário, de que a liberação de cobrança de bagagens não trouxe redução de preços, não tem fundamento em estudos econômicos. Se descontarmos outras variáveis que afetam preços, como câmbio, por exemplo, houve redução sim".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação