Economia

Bolsonaro diz que não vai e que não tem como interferir na Petrobras

Para o presidente da República, a estatal levou em consideração "questões técnicas" para tomar a decisão de diminuir os preços

Agência Estado
postado em 01/06/2019 19:00
Jair Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro, voltou a falar que não vai interferir nas decisões da Petrobras sobre o preço de combustíveis. Em entrevista a jornalistas após participar de um churrasco na casa de um amigo no Lago Sul, em Brasília, ele comemorou a redução do preço nas refinarias anunciada na sexta-feira.

"A gente não vai interferir na Petrobras, eu não tenho como interferir. A minha interferência é demitindo ou não o presidente e seus diretores. Para que fazer isso aí? Eu confio no Castello Branco (Roberto Castello Branco, presidente da estatal), indicado pelo Paulo Guedes (ministro da Economia), uma pessoa que está sendo ;dez; lá, no nosso entendimento", comentou Bolsonaro.

Para o presidente da República, a estatal levou em consideração "questões técnicas" para tomar a decisão de diminuir os preços.

Ele afirmou que não conversou com Castello Branco antes da decisão, como havia feito em fevereiro - quando a interferência segurou o reajuste do diesel decidido pela petrolífera e terminou prejudicando a empresa -, mas declarou que recebeu a notícia do próprio dirigente da Petrobras após a decisão. "Eu não sou aquela outra candidata, ou melhor, presidente, de saia, como alguns tentaram pejorativamente me taxar. Não existe isso", afirmou, em relação à ex-presidente Dilma Rousseff.

Segundo Bolsonaro já disse, no episódio anterior o próprio presidente da Petrobras resolveu - após uma ligação dele - adiar o reajuste do diesel para um índice "muito próximo" do que estava previsto, e não cancelar o aumento. "Não houve interferência nossa."

Durante a fala aos jornalistas neste sábado, 1; de junho, o presidente ainda manifestou intenção de retirar os radares móveis das estradas e disse que irá conversar com o ministro da Justiça, Sergio Moro, sobre o assunto.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação