Economia

Venda de material tem pequena reação

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 03/06/2019 04:05
Vista de Belo Horizonte: setor imobiliário também se beneficiou da expansão do crédito com recursos das cadernetas de poupança


O crescimento das vendas e o aumento do número de lançamentos de imóveis estão influenciando positivamente outros setores, principalmente o de materiais de construção. As vendas de cimento, por exemplo, um dos principais insumos desse mercado, voltaram a crescer, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC).

Somente em abril último, 4,4 milhões de toneladas do produto foram comercializadas no país, variação de 0,2% em relação ao mesmo mês de 2018. No acumulado de janeiro a abril, 17 milhões de toneladas foram comercializadas, acréscimo de 0,9% sobre o mesmo período do ano anterior.

Segundo o presidente da entidade, Paulo Camilo Vargas Penna, mesmo tendo apresentado ínício de ano positivo, o setor segue com cautela nas projeções, já que os indicadores econômicos ainda não apontam para uma trajetória definida. De qualquer maneira, para ele, há indícios de recuperação, que podem se confirmar numa conjunção de alguns fatores.

;A aprovação da reforma da Previdência, junto de outras medidas pró-mercado, suficientes para estabilizar a relação entre dívida e PIB (Produto Interno Bruto), são fatores que podem deixar o ambiente mais promissor;, afirma o executivo, que também preside a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). ;De qualquer forma, no nosso cenário de referência, mantemos a projeção de crescimento de 3% para 2019, com um segundo semestre mais forte.;

Outro dado que atesta um começo mais otimista de 2019 no segmento vem do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP). De acordo com levantamento da entidade, o número de postos de trabalho na construção civil brasileira subiu 1,02% no primeiro trimestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2018.

Ao final de março, o setor empregava mais de 2.295 milhões de trabalhadores. ;Está havendo, claramente, um aumento do emprego na construção civil em todo o Brasil, embora em um ritmo menor do que o esperado;, afirma o presidente do Sinduscon-SP, Odair Senra.(NC)


Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação