Economia

Pedido de recuperação judicial da Odebrecht preocupa, diz presidente do BB

As informações foram divulgadas após reunião ''periódica de acompanhamento'', segundo ele, com o ministro da Economia, Paulo Guedes

Vera Batista
postado em 05/06/2019 15:07
Rubem novaesO presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes,disse que o pedido de recuperação judicial da empreiteira Odebrecht, com uma dívida de mais de R$ 9 bilhões com o banco, é um motivo de preocupação . "Logico que há preocupação. Os bancos tem um crédito grande (com a empresa). Mas felizmente estamos bem provisionados, em condições de enfrentar qualquer situação. Mas preocupa, sem duvida", afirmou Novaes.
De acordo com o presidente do BB, o montante dos aportes à Odebrecht é de "pouco mais de R$ 9 bilhões". O temor tem raízes na situação financeira da Odebrecht e nas negociações sem sucesso no mercado para aliviar as pressões. Principalmente após a Atcos, segunda maior operadora de etanol do pais, pertencente à Odebrecht, entrar com pedido de recuperação judicial no final de maio.
As informações foram divulgadas após reunião "periódica de acompanhamento", segundo ele, com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Questionado se houve orientaçao do ministro para "despedalar" ; ajustar os repasses de recursos do governo aos bancos públicos ;, Novaes destacou que "ele sempre pede".
"Essa é a diretriz permanente do ministro. Na medida do possível, a gente vai despedalando. Estamos agora com a operação do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) e da Neoenergia (distribuidora de energia) batendo às portas", contou Novaes - desde 31 de maio, o governo anunciou que incluiu no Programa Nacional de Desestatização, as 36,4 milhões de acões ordinárias do IRB detidas pela União.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação