Agência Estado
postado em 05/06/2019 19:41
A pressão de governadores do MDB sobre a bancada do partido na Câmara pode levar deputados a reverem sua posição sobre a permanência de Estados e municípios na reforma da Previdência, disse nesta quarta-feira, 5, o líder da legenda na Casa, Baleia Rossi (SP). Antes refratários a assumir o ônus político de contemplar governadores e prefeitos na proposta, agora deputados do MDB começam a falar na possibilidade de apoiar a inclusão dos governos regionais.
A bancada se reuniu com os governadores Hélder Barbalho (PA) e Renan Filho (AL). "O debate foi extremamente importante. Majoritariamente, a bancada prefere, num ato político, que os Estados e municípios sejam retirados da proposta. Mas essa era uma posição muita clara antes dessa reunião", afirmou Baleia.
"Acho que a bancada foi bastante sensível pelos argumentos dos nossos dois governadores, pelos argumentos que foram apresentados de responsabilidade com o País", acrescentou o líder.
Segundo ele, a bancada ainda não tem uma posição final sobre o assunto, mas Baleia Rossi confirmou que alguns deputados já manifestaram na própria reunião uma mudança de entendimento - antes pela retirada de Estados e municípios e agora pela permanência. O líder defendeu ainda que o relator da reforma, deputados Samuel Moreira (PSDB-SP), aguarde até a próxima terça-feira (11), quando todos os governadores virão a Brasília, para apresentar seu parecer.
"Se nós vamos ter na terça-feira uma reunião com todos os nossos governadores aqui, acho que o Parlamento deveria aguardar para ter uma conversa madura com todos os governadores", afirmou Baleia.
"Eu acredito que hoje o sentimento do plenário é a retirada (de Estados e municípios), mas entendo que a repercussão que teve na bancada do MDB, com a presença de nossos dois governadores, isso pode acontecer nas demais bancadas, e aí podemos ter uma mudança desse entendimento", disse.