Economia

Odebrecht preocupa BB

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 06/06/2019 04:04

O presidente do Banco do Brasil, Rubem Novaes, admitiu ontem, após reunião ;periódica de acompanhamento; com o ministro da Economia, Paulo Guedes, e seus pares em outros bancos públicos como Caixa Econômica Federal (Pedro Guimarães) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES ; Joaquim Levy), que o pedido de recuperação judicial da empreiteira Odebrecht preocupa a instituição.

;Logico que há preocupação. O banco tem um crédito grande (com a empresa). Mas, felizmente estamos bem provisionados, em condições de enfrentar qualquer situação. Mas preocupa, sem dúvida;, afirmou Novaes. A empreiteira tem uma dívida de mais de R$ 9 bilhões com o BB.

O temor tem raízes na situação financeira da Odebrecht e nas negociações sem sucesso da empreiteira no mercado para aliviar as pressões. Principalmente após a Atcos, segunda maior operadora de etanol do país, pertencente à Odebrecht, entrar com pedido de recuperação judicial no fim de maio.

Questionado se houve orientação do ministro para que a instituição financeira ;despedalasse; ; ajustasse os repasses de recursos públicos ;, Novaes destacou que o ministro sempre faz esse pedido.

;Essa é a diretriz permanente dele. Na medida do possível, a gente vai despedalando. Estamos agora com a operação do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) e da Neoenergia batendo às portas;, disse. Em 31 de maio, o governo anunciou que incluiu no Programa Nacional de Desestatização, as 36,4 milhões de ações ordinárias do IRB detidas pela União.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação