Economia

Concurso para diplomata

postado em 07/06/2019 04:05

Foi anunciada pelo Itamaraty a intenção de realizar concurso público para admissão a carreira de diplomata, ao longo do segundo semestre. De acordo com a assessoria de comunicação do órgão, o número de vagas somente será divulgado quando o edital for publicado. O salário atual do cargo é de R$ 18.059,83.

Para se candidatar, é necessário ter nível superior, ter idade mínima de 18 anos, ser brasileiro nato, estar em dia com as obrigações eleitorais e também com o serviço militar (no caso de candidatos do sexo masculino). Também é necessária disponibilidade para servir no exterior e capacidade e disposição para resolver conflitos e enfrentar situações adversas e inesperadas, na defesa dos interesses do Brasil e de seus cidadãos no exterior.

De acordo com a assessoria do órgão, o quadro de lotações dos postos no exterior está sendo atualizado. Houve redução, no exterior, de 84 vagas de diplomatas (de 727 vagas para 643) e de 54 vagas de oficial e assistente de chancelaria (de 1.115 para 1.061). O processo inclui alterações nas lotações de 78 postos, em todos os continentes.

Os efeitos do novo quadro de lotação serão sentidos gradualmente, pois postos com número superior de servidores à sua nova lotação manterão seus quadros até que os servidores sejam removidos no curso normal dos mecanismos periódicos de remoção de funcionários do Itamaraty.

As embaixadas na Dominica (Roseau) e Antígua e Barbuda (Saint John;s) já foram fechadas. As de Granada (Saint George), São Cristóvão e Nevis (Basseterre) e São Vicente e Granadinas (Kingstown) estão em processo de fechamento.

* Estagiária sob supervisão de Rozane Oliveira


  • Consulta ao IR começa segunda

    A Receita Federal libera, na próxima segunda-feira, a partir das 9h, a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2019. O lote contempla ainda restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2018. Segundo o Fisco, 2,573 milhões de contribuintes terão direito à restituição que será creditada em 17 de junho, totalizando o valor de R$ 5,1 bilhões. Nesse primeiro lote, estarão contemplados os contribuintes idosos e com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. O valor da restituição estará corrigido, neste primeiro lote, em 1,54% relativo à taxa Selic de maio a junho de 2019.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação