postado em 19/06/2019 04:16
O cenário externo favorável ditou os passos do mercado ontem. As declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no Twitter, de que havia conversado com o presidente chinês Xi Jimping, sinalizando uma melhora nas relações com o país oriental, foram determinantes para que o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3) encerrasse o pregão próximo dos 100 mil pontos, 99.404, com alta de 1,82%. O bom humor atingiu também o dólar que se desvalorizou 1% ante o real, fechando cotado a R$ 3,86
Para Álvaro Bandeira, economista-chefe e sócio do Modal Mais, o tuíte de Trump direciona positivamente para entendimentos entre as duas potências. Os dois líderes mundiais têm encontro marcado na reunião da cúpula do G20, na próxima semana, no Japão.
Também influenciou positivamente o mercado as declarações do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, sobre estímulos adicionais caso a Zona do Euro não melhore. Ele afirmou que o BCE está disposto a usar todos os meios disponíveis, incluindo corte nas taxas de juros, para alavancar a economia da região.
* Estagiária sob supervisão de Rozane Oliveira