Economia

Guerra de sistemas operacionais: Gates reconhece derrota contra Google

Em encontro com especialistas do setor, bilionário admite que a Microsoft ficou para trás na concorrência com Android no mercado de smartphones

Jaqueline Mendes
postado em 25/06/2019 06:00

Em encontro com especialistas do setor, bilionário admite que a Microsoft ficou para trás na concorrência com Android no mercado de smartphonesSão Paulo ; Não é todo dia que grandes executivos e empresários reconhecem seus erros publicamente. Principalmente se for um dos homens mais ricos do mundo. Mas o bilionário Bill Gates, fundador da Microsoft, fez isso no fim de semana, em evento organizado pela empresa ventura capital Village Global.


;O maior erro de todos os tempos foi alguma falha de gestão da minha parte que fez a Microsoft não ser o que o Android é hoje. Ou seja, o Android é a plataforma padrão para celulares que não são da Apple. Era algo natural para a Microsoft conquistar;, afirmou Gates, em entrevista publicada pelo site The Verge. ;Perdemos o momento certo para desenvolver o melhor sistema operacional que poderia existir, e ficamos para trás na disputa com nossos concorrentes.;


A defasagem tecnológica da gigante da tecnologia no mercado de smartphones e tablets é, realmente, um questionamento permanente entre especialistas em tecnologia. O histórico e o porte da Microsoft no desenvolvimento de softwares dariam condições para a companhia ter grande participação no mercado de smartphones ou mesmo liderar o setor. ;O foco da Microsoft em computadores pessoais tirou a empresa de um segmento que há 10 anos era negligenciado;, diz o consultor de tecnologia Conrad Mandel.


De fato, assim como o Windows é o sistema operacional mais usado do mundo nos computadores pessoais, um sistema operacional da Microsoft é que deveria, naturalmente, ser padrão em dispositivos móveis, além dos aparelhos da Apple, que já possui seu próprio software, o iOS.


O grande problema, e que o próprio Gates endossa, é que a Microsoft demorou para reagir diante da concorrência e por subestimar o crescimento do mercado. ;Por estar na zona de conforto proporcionada pelo domínio do Windows, a companhia demorou para perceber o potencial do mercado móvel;, afirmou Gates.

Celulares

Na contramão da Microsoft, a estratégia do Google, dono do Android, foi a de apostar todas as fichas em celulares. A companhia adquiriu o Android em 2005 por US$ 50 milhões, por determinação do ex-CEO do Google Eric Schmidt.


Ele reconheceu que a compra do Android era urgente para que a plataforma móvel da empresa se desenvolvesse antes que a Microsoft adotasse uma estratégia consistente para esse mercado. Embora o sistema operacional ainda engatinhasse naquele período, quando o Windows Phone chegou, os sistemas Android e iOS já eram plataformas com amplo domínio. A mea-culpa de Bill Gates é surpreendente porque, diferentemente de outras ocasiões semelhantes, a culpa não recaiu sobre o então CEO Steve Ballmer, que esteve à frente da companhia na década de 2000.


Para recuperar o tempo perdido no segmento mobile, a Microsoft terá de limpar sua imagem com os recentes problemas gerados pelo Windows. A mais recente atualização do Windows 10, que deveria trazer novos recursos, está trazendo mais problemas. O update de junho está apresentado falhas que envolvem o funcionamento de dispositivos bluetooth no sistema.


A atualização está fazendo com que alguns aparelhos deixem de sincronizar com a máquina, em um problema já confirmado pela Microsoft. De acordo com a empresa, para evitar colapso de segurança, o sistema está bloqueando conexões de aparelhos que usam chaves criptográficas mais antigas. Não há uma solução no momento, sendo a única saída esperar que ou Microsoft ou a fabricante do seu dispositivo libere uma atualização para o sistema ou para o aparelho, visando, assim, restabelecer a sincronização.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação