Economia

Trump compara BC dos EUA a "criança teimosa"

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 25/06/2019 04:15
O FED (banco central dos EUA) manteve as taxas de juros no país, apesar da pressão de Donald Trump

Mais uma vez, o presidente norte-americano Donald Trump recorreu a uma rede social para mandar seu recado. A mensagem foi postada ontem. "Apesar de um Federal Reserve (FED, o banco central dos Estados Unidos) que não sabe o que está fazendo ; elevou os juros rápido demais (inflação muito baixa, outras partes do mundo desacelerando, reduzindo ou afrouxando) e de ter realizado um aperto em grande escala, de US$ 50 bilhões por mês ; nós estamos a caminho de registrar um dos melhores meses de junho da história dos EUA", escreveu o republicado em sua conta no Twitter.


Trump seguiu com as críticas ao BC americano. "Pense no que poderia ter acontecido se o FED tivesse agido direito. Milhares de pontos a mais no Dow Jones, e o PIB (Produto Interno Bruto) em cerca de 4 ou 5%. Agora eles mantêm o posicionamento, como uma criança teimosa, quando precisamos de cortes nos juros e afrouxamento para compensar o que os outros países estão fazendo contra nós. Eles estragaram tudo"


Com esses posts, o presidente dos EUA volta a se queixar sobre o Federal Reserve, que tem Jerome Powell no comando, ao acusá-lo de estragar os esforços de seu governo para melhorar a taxa de crescimento econômico.


Na quarta-feira, o FED decidiu manter as taxas de juros no intervalo de 2,25% a 2,50%, o que já era esperado pelo mercado. Mas também foi comunicado que não se descarta a possibilidade de flexibilizar sua política monetária caso a inflação continue em níveis toleráveis e a guerra comercial entre os EUA e a China não apresente nem agravamento.


O BC americano avalia o corte nos juros a partir de julho. Sua justificativa é que está pronto para enfrentar os crescentes riscos econômicos globais e domésticos, ao avaliar as tensões comerciais e seu ritmo crescente, além das preocupações com a inflação fraca.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação