postado em 03/07/2019 04:05
A americana Lime, maior empresa do setor de micromobilidade, anunciou ontem o início da sua operação no Brasil. As cidades escolhidas para iniciar a oferta do serviço são Rio de Janeiro e São Paulo. Atualmente, a marca tem operações em cerca de 100 cidades, distribuídas por 25 países, nos cinco continentes, somando por volta de 65 milhões de corridas.
Um dia antes do anúncio oficial, os principais executivos da companhia tiveram uma reunião com representantes da Prefeitura de São Paulo. Assim como tem ocorrido em outras praças, o poder público da capital paulista tem buscado formas de regular o serviço de micromobilidade atendido pelos veículos compartilhados ; que inclui patinetes e bicicletas ;, o que nem sempre tem gerado satisfação entre os prestadores de serviço.
Recentemente, a Grow ; empresa que reúne as operações da Yellow e da Green ; chegou a ter patinetes recolhidos por funcionários da prefeitura paulistana sob a alegação de descumprimento de regras temporárias editadas pelo prefeito Bruno Covas (PSDB).
Na apresentação aos jornalistas, John Paz, diretor-geral da Lime no Brasil, falou das dificuldades enfrentadas por quem está nas ruas. ;São Paulo e Rio têm algumas das piores taxas de trânsito e há claramente uma demanda por alternativas mais inteligentes e convenientes aos automóveis, assim como maior necessidade de integração com outros modais,; afirmou o executivo.
Para Demetrios Christofidis, diretor-geral da Lime para a América Latina, esse tipo de transporte é uma alternativa mais sustentável e acessível, com condições de reduzir os congestionamentos das grandes cidades e se colocar como alternativa aos meios de transporte convencionais.
Tecnologia
Como forma de avançar em um mercado dominado pela Grow, a Lime promete muita tecnologia embarcada. Seus patinetes foram desenvolvidos por uma equipe própria de engenharia e contam com hardware exclusivo. A bateria, segundo a empresa, é de longa duração e conectada diretamente ao aplicativo, o que garante a informação sobre o nível de carga. O veículo tem ainda farol e luz de freio. O sistema é conectado ao Google Maps, o que permite que sejam geradas informações sobre valores e tempo de percurso.
Para tentar minimizar uma das queixas de pedestres e poder público, a Lime já fechou parceria com o GPA, que vai oferecer, em algumas de suas lojas das bandeiras Pão de Açúcar, Extra e Minuto Pão de Açúcar, áreas para estacionar os patinetes ; diminuindo os veículos deixados sobre as calçadas.
Com a chegada ao Brasil, a Lime vai aumentando sua presença na América Latina. Agora, a marca desembarca também na Argentina e no Peru. Antes, já havia se estabelecido no México, Chile, Colômbia e Uruguai, onde contabiliza cerca de 2 milhões de viagens.
Em uma primeira fase, em São Paulo, os patinetes serão oferecidos nos bairros de Pinheiros, Vila Olímpia, Itaim, Brooklin e Vila Nova Conceição. No Rio, onde a operação começa amanhã, os veículos poderão ser encontrados na Zona Sul, no trecho Leme/Gávea.