Hamilton Ferrari
postado em 03/07/2019 11:44
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse, durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (3/7), que o Mercosul era uma ;jaula; que aprisionava o país numa ideologia obsoleta. Para ele, o anúncio do acordo comercial com a União Europeia troca o eixo e vai em direção ao futuro.
O discurso foi durante o anúncio de duas medidas para facilitar a criação de marcas e patentes: a adesão do Brasil ao Protocolo de Madri e o Plano de Combate ao Backlog de Patentes.
;Nós vamos abrir a economia. Vocês viram nossa integração com a união europeia. O Mercosul era na verdade uma jaula. O Brasil estava aprisionado em uma ideologia obsoleta e nós trocamos esse eixo. A América do Sul vai estar integrada em ideia de prosperidade e de economia de mercado;, afirmou o ministro.
De acordo com ele, será o Brasil tem uma agenda em direção à economia de mercado. ;Não é só o mercado comum europeu. Não é só o protocolo de modernização das marcas. Não é só a simplificação de impostos. É tudo isso junto ao mesmo tempo. Estamos indo com maior certeza em direção ao futuro melhor;, declarou Guedes.
O Protocolo de Madri é um tratado internacional que facilita o registro de marcas de empresas brasileiras em outros países. O Plano de Combate ao Backlog de Patentes prevê redução de 80% no número de pedidos pendentes e diminuir o prazo médio de concessão para cerca de dois anos, a partir do pedido de exame. Guedes ressaltou que as medidas ajudarão a aumentar a competitividade do Brasil.