Economia

Falha em redes sociais

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 04/07/2019 04:18

Quem tentou ouvir áudio ou baixar fotos e vídeos ontem pelo Whatsapp se deu mal. Vários aplicativos da empresa de Mark Zuckerberg tiveram falhas durante todo o dia. Usuários do Facebook, WhatsApp e Instagram por todo o mundo relataram problemas de funcionamento nos aplicativos, sobretudo, no compartilhamento de mídias ou no carregamento de figurinhas.

O portal Down Detector, que recebe reclamações de internautas, registrou um pico de notificações negativas contra as três plataformas na manhã de ontem. A maior parte das reclamações sobre o WhatsApp, segundo a plataforma, foram na América do Sul e México. Já do Facebook, a maioria das notificações é dos Estados Unidos. No Instagram, as reclamações vêm do Reino Unido e França.

Procurada, a assessoria do Whatsapp remeteu a do Facebook, que, em nota, confirmou o problema. ;Sabemos que algumas pessoas e negócios estão com problemas para carregar ou enviar imagens, vídeos e outros arquivos em nossos aplicativos. Estamos trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível;, disse o porta-voz da rede social.

Ronald Glatz, administrador de redes e infraestrutura da empresa de tecnologia Supero, explicou que o problema deve ser no software do Facebook. ;Todo mundo usa os aplicativos, qualquer pane provoca o caos. Eu fui na página de status do Facebook, onde a empresa reporta alguma coisa, mas a explicação é muito genérica. Acredito que nem eles saibam o que ocorreu;, disse. ;Tanto que não chegaram a uma solução e não têm previsão;, afirmou.

Programação


Para o especialista, houve grave falha de programação. ;É uma ferramenta muito complexa, o problema ainda não está claro. Estou acompanhando e, até agora (17h de ontem), eles ainda não tinham detectado o motivo das falhas;, assinalou. ;O fato é que impacta de forma muito forte na vida das pessoas, são bilhões de usuários mundo afora que utilizam os aplicativos para trabalho estudo, negócios;, acrescentou.

Fábio Fernandes, especialista de produto na Dígitro, explicou que existem aplicativos mais controlados. ;Hoje, se perder o celular, perde todo o conteúdo do Whatsapp, diferente de outros aplicativos pagos, fechados, nos quais o controle é maior. Basta ver o que ocorreu com o Telegram, que é gratuito como o Whatsapp. São muito mais vulneráveis;, afirmou, referindo-se ao vazamento das mensagens entre o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e procuradores da Lava-Jato.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação