Economia

MERCADO S/A - Amauri Segalla

"Dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, além da empresa de móveis Bartira, a Via Varejo administra quase mil lojas"

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 05/07/2019 04:21



Via Varejo seria a nova Magazine Luiza?

Nenhuma empresa tem sido tão debatida no mercado de ações nos últimos dias quanto a Via Varejo. Com o retorno da família Klein à direção e a contratação de executivos da principal concorrente ; a Magazine Luiza ;, os analistas começam a se perguntar se a Via Varejo pode ir tão longe quanto a rival. Nunca é demais lembrar: as ações da Magalu subiram 17.000% desde a mínima histórica, em dezembro de 2015, o que a tornou um caso exemplar no Brasil. O mesmo pode ocorrer com a Via Varejo? É impossível cravar a resposta, mas a verdade é que a empresa tem um longo caminho pela frente. Embora suas vendas sejam 75% superiores às da Magazine Luiza, a Via Varejo tem rentabilidade muito menor e está longe de ser tão eficiente no e-commerce. Mudanças, portanto, são vitais. Dona das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, além da empresa de móveis Bartira, a Via Varejo administra quase mil lojas no Brasil e está focada na venda de eletrodomésticos e eletrônicos.


Mercado de capitais substitui BNDES


A economia brasileira está mudando rapidamente. Só não vê quem não quer. Em um período de 12 meses ; de março de 2018 a março de 2019 ;, as empresas captaram R$ 220 bilhões no mercado de capitais. No mesmo período, os empréstimos concedidos pelo BNDES somaram R$ 58 bilhões. Em 2015, o cenário era inverso: o BNDES emprestou R$ 165,9 bilhões, e o mercado de emissão de dívidas e ações somou R$ 115 bilhões. Os dados são do Centro de Estudos de Mercado de Capitais da Fipe.


XP lança plataforma e conteúdo financeiro


As instituições financeiras descobriram que investir em informação pode ser um bom negócio. Ontem, a corretora XP, que é ligada ao Itaú, lançou plataforma gratuita de conteúdo. Segundo a empresa, é a primeira do país a oferecer sem custo e sem a necessidade de cadastro dados e análises sobre investimentos. O material promete ser de qualidade: os conteúdos são assinados por especialistas, como Zeina Latif, economista-chefe da XP, e Samuel Oliveira, que lidera a área de análise de fundos.


53% das pessoas
que jogam videogames no país são mulheres, segundo a Pesquisa Games Brasil 2019. O estudo quebra estereótipos e mostra a força delas em um mercado em forte ascensão




Dívida cai, e lucro sobe


Crise é sempre ruim, mas traz lições. Nos últimos anos, as empresas brasileiras, sufocadas pelo PIB anêmico, se tornaram mais eficientes e aprenderam a tirar o máximo de suas operações. Em 2015, a dívida líquida das companhias listadas no Ibovespa, o principal índice da Bolsa, era de R$ 822 bilhões. Agora, está em R$ 668 bilhões. Enquanto isso, o lucro operacional (Ebitda) esperado para este ano é de R$ 420 bilhões, três vezes superior ao de 2015. Os números são da Dahlia Capital.


Rapidinhas


; As importadoras de veículos reduziram suas projeções de vendas em 2019. Segundo a Abeifa, a associação do setor, serão emplacados 40 mil carros neste ano. Em janeiro, a previsão estava em 50 mil. A alta do dólar e a volatilidade cambial estão prejudicando os negócios.

; A americana Boeing anunciou a criação de um fundo de US$ 100 milhões para atender aos familiares das vítimas dos acidentes do 737 Max. A empresa afirmou que os recursos serão destinados para cobrir despesas com ;educação e desenvolvimento econômico das comunidades afetadas;. Em um período de cinco meses, duas quedas do 737 Max mataram 346 pessoas.

; Inovar se tornou obsessão no mundo corporativo. Não à toa, companhias de diversos setores passaram a investir em programas de aceleração de startups. O exemplo mais recente vem da gigante de energia EDP, que selecionou 10 empresas iniciantes para desenvolver soluções de inteligência artificial e big data.

; As datas de validade nas embalagens dos alimentos estimulam o desperdício, mas eliminá-las coloca em risco a saúde dos consumidores. Nos Estados Unidos, pesquisadores da Universidade de Cornell desenvolveram um QR Code impresso na embalagem que permite que a pessoa obtenha, com o celular, indicação mais precisa sobre o descaste do produto.




"Dizem que o consumidor tem sempre a razão. Eu odeio o consumidor. O consumidor é aquele que compra e vai embora. Nos negócios, prefiro ter fãs a clientes
Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden e empreendedor de sucesso, com negócios na área de aviação, alimentos e bebidas







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