Paula Pacheco
postado em 15/07/2019 06:00
São Paulo ; O setor de alimentos dá sinais de que poderá voltar à sua origem para poder atender aos novos desejos do consumidor, que tem valorizado opções mais saudáveis e com alguma funcionalidade. Uma das empresas atentas a essa corrida por alimentos inovadores é a Puratos.Com sede na Bélgica, a companhia tem operações em cerca de 100 países, emprega por volta de 9 mil pessoas e trabalha com insumos para panificação, confeitaria e chocolateria, vendidos para diferentes tamanhos de empresas do setor. No Brasil, por exemplo, estão entre seus clientes companhias como Bimbo, Carrefour, GPA e Wickbold.
Recentemente, a Puratos divulgou uma pesquisa, realizada pelo instituto Ipsos, que ouviu 17 mil pessoas em 40 países, e aponta as tendências no consumo de alimentos. Saúde, frescor e sabor foram as características mais valorizadas pelos entrevistados.
A empresa vem investindo nos últimos anos, por meio de seus centros de inovação, em formas de desenvolver produtos que atendam a esse novo momento da indústria de alimentos. Por exemplo, com o aumento da quantidade de frutas frescas nos preparados para recheios e na inclusão de mais grãos nas massas usadas na panificação.
Mas além de monitorar de perto a mudança de comportamento do consumidor final, o italiano Fabio Di Giammarco, presidente regional da Puratos para América do Sul e América Central, também está muito atento a uma outra frente: a demanda gerada pelo aumento de empreendedores, especialmente no Brasil. Fora do mercado de trabalho, cada vez mais pessoas têm migrado para atividades por conta própria. O setor de alimentos é um dos preferidos, com a produção caseira de bolos, doces e pães. A seguir, trechos da entrevista.