Economia

Ministro Bento Albuquerque aciona usina hidrelétrica de Belo Monte

Titular do Ministério de Minas e Energia inaugura unidade geradora que consolida usina instalada no rio Xingu como a maior hidrelétrica 100% brasileira

Simone Kafruni
postado em 17/07/2019 18:48
usina hidreletrica de belo monte
O Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, visitou, nesta quarta-feira (17/7), a Usina Hidrelétrica Belo Monte, maior geradora de energia do Brasil e a quarta do planeta, e acionou a 14; Unidade Geradora de força principal. Com essa entrada em operação, o empreendimento se torna efetivamente a maior hidrelétrica 100% brasileira, disponibilizando ao sistema elétrico brasileiro 8.788,5 megawatts (MW) de capacidade instalada.

;A construção de Belo Monte proporciona e proporcionará muito mais que hidroeletricidade;, declarou Bento Albuquerque, durante a visita. ;A obra vem gerando também desenvolvimento regional, compromissos sociais, responsabilidade ambiental, preservação cultural, educação, inovação em tecnologia do Brasil, feita por brasileiros, e sobretudo intensa integração com a população local;, acrescentou.

;Trata-se de um empreendimento que foi concebido em respeito ao meio ambiente e aos usos múltiplos dos recursos hídricos, mesmo sendo a geração hidrelétrica atividade não consumidora de água. Os projetos obedeceram às melhores práticas, princípios legais e regulatórios, incorporaram medidas mitigadoras e compensações exigidas pelos órgãos competentes no processo de licenciamento ambiental, respeitou as populações atingidas e particularmente os povos indígenas e as comunidades tradicionais;, destacou o ministro.

A entrega das obras da usina está prevista para o último trimestre deste ano com o funcionamento das 24 turbinas, totalizando 11.233,1 (MW) de capacidade instalada. Será a conclusão de um ciclo de nove anos de implantação, com investimentos estimados em R$ 42 bilhões.

O complexo hidrelétrico, que fica no município de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, é formado por duas Casas de Força que equivalem a duas usinas: uma com capacidade de 11 mil MW (Casa de Força Principal ; UHE Belo Monte) e outra com 233,1 MW (Casa de Força Complementar ; UHE Pimental).

Os atuais 8.787 megawatts (MW) de potência instalada supera a capacidade de geração da Usina de Tucuruí (8.535 MW), a contribuição da parte brasileira de Itaipu (7.000 MW) e já atende a 60 milhões de brasileiros, do Norte, Nordeste e Sudeste do país por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação