Economia

Famosa no Vale do Silício, Singularity terá operação em Betim

Universidade propõe incentivar novas empresas de tecnologia na cidade, reduzindo a dependência do setor automobilístico

Nelson Cilo
postado em 24/07/2019 06:00
Os empreendedores Vinicius Debian, embaixador da SingularityU em Betim, e Daniel Vidigal, um dos líderes da instituição, pretendem apostar, entre outros, no setor de saúde

São Paulo ; Uma das mais importantes cidades industriais brasileiras, Betim (MG) poderá se tornar também um polo de inovação e desenvolvimento de tecnologia para novas áreas. O município passará a contar com a operação (chamada de capítulo) da SingularityU, universidade da Nasa e do Google, que trabalhará com governos locais, instituições educacionais, fundações, organizações não governamentais e outros líderes, para abordar os desafios em educação, segurança pública e infraestrutura.

A Singularity é uma comunidade global com a missão de educar, inspirar e capacitar líderes na aplicação de tecnologias exponenciais na resolução de grandes desafios da sociedade. O objetivo da instituição é promover a internacionalização e o desenvolvimento do ecossistema de inovação de municípios, por meio de programas que possam estimular líderes e profissionais em uma nova mentalidade.

O foco do empreendimento é no desenvolvimento de soluções e tecnologias que possam ser multiplicadas, especialmente nas áreas de educação, saúde e bem-estar, empregabilidade, produtividade e melhores práticas em gestão e governança. ;Estaremos empenhados em encontrar alternativas para a diversificação da atividade produtiva de Betim, reduzindo a dependência da cidade do setor automobilístico;, diz Vinicius Debian, empreendedor e embaixador da SingularityU em Betim. ;Há muito espaço para crescer em novas frentes de negócio, como as healthtechs, empresas de tecnologia voltadas à saúde.;

Assim como ocorre na SingularityU Brazil, em São Paulo, as atividades de Betim terão três encontros por ano e vão colaborar com startups e corporações para acelerar o ritmo da inovação no país. Existem hoje, em todo o mundo, 156 capítulos da SingularityU, espalhados em 68 países.

No Brasil, ela está presente também em Belo Horizonte, Uberlândia (MG), São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Recife. ;Após anos atuando em tecnologia e software em multinacionais, voltei para Betim, onde fui criado, com minha empresa. A cidade tem hoje a possibilidade de aproveitar o crescimento exponencial da tecnologia e se tornar destaque nesse cenário. Por isso, compartilhamos do desejo de dividir tudo o que conhecemos para implementar essa cultura por aqui e garantir o futuro para nossos filhos e para a cidade;, destaca Daniel Vidigal, empreendedor e um dos líderes da Singularity.

A operação de Betim faz parte do projeto SingularityU Chapters, que incentiva, por meio de seus ex-alunos, o desenvolvimento do empreendedorismo e do uso de novas tecnologias em suas regiões de origem. Segundo Vinicius Debian, ;a iniciativa conecta as comunidades locais a uma rede global para exploração de um novo mindset, habilitando agentes de mudanças em qualquer organização;.

Parceria a HSM

uma empresa do Grupo Anima Educação, será uma das principais parceiras nessa empreitada. Os professores da SingularityU Brazil serão capacitados e certificados pela Singularity University em tecnologias exponenciais, liderança, inovação e nas melhores práticas de transformação organizacional. O plano inclui o desenvolvimento de um espaço de coworking, que sediará startups e laboratórios de inovação, além de salas para sediar cursos, palestras, workshops e eventos. Os programas começarão ainda no segundo semestre de 2019.

;Esta parceria se alinha com a missão da HSM, de transformar o Brasil por meio do desenvolvimento de líderes e organizações. Oferecer o acesso ao reconhecido portfólio de programas da SU colocará o Brasil na rota da inovação e impulsionará o crescimento econômico do país;, afirmou Guilherme Soárez, CEO da HSM. ;A visão é transformar a maneira que nossos líderes pensam sobre o futuro, orientá-los e equipá-los para construir com sucesso organizações exponenciais brasileiras.;

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação