Economia

PIB da América Latina deve crescer apenas 0,5% em 2019, diz Cepal

No mês de abril, expectativa de crescimento era de 1,3%. Piora ocorreu por conta do cenário internacional

Alessandra Azevedo
postado em 31/07/2019 16:35
No mês de abril, expectativa de crescimento era de 1,3%. Piora ocorreu por conta do cenário internacional A economia de 17 dos 20 países da América Latina deve desacelerar em 2019, na comparação com o ano passado, de acordo com estudo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal). Divulgado nesta quarta-feira (31/7), o relatório aponta que o Produto Interno Bruto (PIB) da região deve crescer 0,5% este ano, valor inferior ao 0,9% observado em 2018. Em abril, a previsão era de 1,3%.

[SAIBAMAIS] A piora se deve ao cenário internacional ;com maiores incertezas e complexidades crescentes;, ao pouco dinamismo de investimentos e ao consumo interno fraco, entre outros fatores. O aumento nas tensões geopolíticas globais também deve interferir no resultado, afirmou a secretária-executiva do organismo das Nações Unidas, Alicia Bárcena, em coletiva de imprensa realizada em Santiago, Chile.

A queda deve ser mais expressiva na América do Sul, onde a expectativa de crescimento do PIB é de 0,2%, em média. Na América Central, deve ficar em 2,9% e, no Caribe, em 2,1%. ;Diferentemente dos anos anteriores, em 2019 a desaceleração será generalizada;, aponta o estudo.

No Brasil, a expectativa da Cepal é de crescimento de 0,8%, mesmo patamar da projeção dos últimos boletins Focus, divulgados pelo Banco Central, e do Fundo Monetário Internacional (FMI). O FMI, entretanto, estima um crescimento maior para a América Latina, de 0,6%.

O Brasil deve crescer menos do que Bolívia (4%), Peru (3,2%), Colômbia (3,1%), Chile (2,8%) e Paraguai (1,6%). Venezuela e Argentina devem ter retração de 23% e 1,8%, respectivamente. No estudo, a Cepal reforça a importância de ampliar o espaço fiscal e reorientar as políticas de investimento, produtividade e monetária para dinamizar as economias dos países.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação