Economia

Benefício ao consumidor

postado em 01/08/2019 04:05
Clientes da Caixa: juros do cheque especial para pessoas físicas e jurídicas caíram para 9,99% ao mês

O Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Itaú Unibanco anunciaram diminuição dos juros para pessoas jurídicas e físicas. Como a queda da taxa Selic já era aguardada, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, se antecipou e divulgou reduções que chegam até 40% do custo do crédito, antes mesmo da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

A partir de hoje, no cheque especial para pessoa física, a taxa máxima cairá de 13,45% ao mês para 9,99% e no crédito pessoal, o percentual máximo passará de 4,99% ao mês para 3,99%. Clientes que recebem salário no banco têm vantagem: pagam 2,29% ao mês. Para as empresas, o cheque especial tombou de 14,95% ao mês para 9,99% ao mês.

Depois de 19 de agosto, a Caixa vai oferecer aos clientes pessoas físicas o pacote ;Caixa Sim;, com condições de financiamentos facilitadas. Os juros do cheque especial, por exemplo, ficarão em 8,99% ao mês e do crédito pessoal em 2,29% ao mês. O banco também anunciou novo cartão de crédito, internacional e sem anuidade, com juro rotativo a 8,99% ao mês.

No caso do Banco do Brasil, os novos índices vão entrar em vigor na próxima segunda-feira. No financiamento imobiliários, as taxas mínimas para pessoas físicas passarão de 8,49% ao ano para 8,29% na aquisição pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH). No caso da carteira hipotecária, os índices mínimos recuarão de 8,85% ao ano para 8,65%.

O crédito para veículo, em que o cliente oferece o automóvel em garantia, as taxas praticadas pelo BB, passam de 1,57% ao mês para 1,53%, em seus valores mínimos. No caso de seminovos, a taxa mínima cai de 0,88% ao mês para 0,84%. Para as linhas de empréstimo pessoal sem garantia, a taxa será reduzida de 2,99% para 2,95% ao mês. No cheque especial, passará de 1,99% para 1,95% ao mês.

Já o Itaú Unibanco decidiu repassar integralmente aos clientes o corte de 0,5 ponto percentual da taxa Selic. Para pessoas físicas, a redução será no empréstimo pessoal e, no caso da jurídica, no capital de juros. (HF)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação