Economia

Congresso Aço Brasil debate medidas para reaquecer a economia no setor

Entre o conjunto de medidas propostas para o aquecimento da área, o instituto propõe a elevação percentual de ressarcimento tributário para exportação; a extensão do prazo de pagamento de impostos e a flexibilização do crédito

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 04/08/2019 18:54
O Instituto Aço Brasil prevê aumento de vendas internas de aço para 2019 em 2,5%, totalizando um volume de 19,4 milhões de toneladas

Dados do último levantamento do Instituto Aço Brasil mostram que o faturamento total do setor no Brasil foi de R$ 99,2 bilhões. Mesmo com um resultado abaixo do esperado para o primeiro semestre, há a previsão de melhoria no cenário. "A primeira metade do ano foi muito ruim e tivemos que rever nossas expectativas para o setor. Mas, estamos otimistas com o segundo semestre", diz o presidente executivo do instituto, Marco Polo de Mello Lopes.
Com o objetivo de debater os rumos do setor e a retomada do crescimento econômico do país, o instituto promoverá o "Congresso Aço Brasil 2019", que reunirá produtores de aço, executivos da indústria de transformação, autoridades federais, especialistas brasileiros e estrangeiros, além de empresários. O evento ocorrerá nos dias 20 e 21 de agosto, em Brasília, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Responsáveis por 45% do Produto Interno Bruto (PIB), os setores que compõem a Coalizão Indústria sugerem ainda um conjunto de medidas para aquecer as cadeias produtivas, como a elevação percentual de ressarcimento tributário para exportação (Reintegra); a extensão do prazo de pagamento de impostos, como por exemplo, o FGTS; a flexibilização do crédito e a retomada imediata de 4700 obras paralisadas que dependem de processo burocrático.
Para Mello Lopes, tratam-se de medidas tangíveis. "São medidas factíveis e não tão complexas, portanto, podem ser adotadas antes de todas as reformas ocorrerem. Além disso, o setor produtivo responderá a esse gesto com mais geração de emprego, renda e prosperidade econômica", conclui.
O Instituto prevê aumento de vendas internas de aço para 2019 em 2,5%, totalizando um volume de 19,4 milhões de toneladas. A produção de aço deve apresentar leve aumento de 0,4%, com 35,6 milhões de toneladas. Por sua vez, as exportações devem cair 7,3% este ano em comparação com 2018, devido às barreiras encontradas no mercado internacional. O consumo aparente de aço deve subir 2,1% em 2019.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação