Economia

BC diz que ''não existe bala de prata para reduzir o spread bancário''

Angelo Duarte, chefe do Departamento de Competição do Banco Central, destaca conjunto de medidas, incluindo o cadastro positivo e o aumento da concorrência, para que os juros no país caiam

Rosana Hessel
postado em 06/08/2019 11:18
Angelo Duarte, chefe do Departamento de Competição do Banco CentralA redução do spread bancário para trazer as taxas de juros no mercado brasileiro para níveis equivalentes aos praticados por países emergentes é um desafio grande e não há solução fácil, de acordo com o Angelo José Alverne Duarte, chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central.

;Não existe bala de prata para reduzir o spread bancário;, afirmou o técnico do BC, nesta terça-feira (6/8), durante o seminário Correio Debate: Como fazer os juros caírem no Brasil?, realizado pelo Correio Braziliense em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Segundo ele, é necessário um conjunto de medidas e um ;trabalho longo de aperfeiçoamento de regras; nessa direção. E isso, segundo ele, vem sendo feito pela autoridade monetária junto aos órgãos reguladores, do mercado de capitais, do governo e do Legislativo. ;É um trabalho de formiguinha;, resumiu.

O técnico citou como exemplo desse trabalho a aprovação do cadastro positivo pelos parlamentares, neste ano, após um longo período de tramitação no Congresso, pois foi enviado pelo governo anterior e cujo projeto foi defendido pelo BC desde a sua concepção. A medida, lembrou Duarte, tem como objetivo melhorar as taxas de juros no mercado para os bons pagadores incluídos nesse cadastro. ;Foi duro aprovar no Congresso e tivemos um papel preponderante nas audiências;, destacou ele lembrando que isso já tem em vários países.

Outra medida que o técnico do BC ressaltou no sentido de reduzir o spread foi a o aumento da competitividade no setor financeiro, que ainda é muito concentrado. De acordo com dados apresentados antes pelo presidente do órgão, Roberto Campos Neto, a concentração do mercado de crédito por exemplo é de 84%. O surgimento de bancos digitais e fintechs, ;dada a devida regulamentação;, devem contribuir para que os juros caiam no país. ;O open banking vai ajudar nesse processo de redução do spread, assim como outras iniciativas do BC em andamento na agenda BC# e que estão sendo implementadas;, completou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação