Jornal Correio Braziliense

Economia

Presidente da Febraban: ''Somos 100% a favor de aumentar a competição'

Para Murilo Portugal, as reformas microeconômicas que removam obstáculos que impedem a queda mais rápida dos juros e spread bancário são fundamentais

O presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Murilo Portugal, afirmou, durante o Correio Debate ; Como fazer os juros caírem no Brasil?, que a entidade é 100% a favor para aumentar a competitividade no setor financeiro. Para ele, as reformas microeconômicas que removam obstáculos que impedem a queda mais rápida dos juros e spread bancário são fundamentais.

Portugal entende que houve um avanço nos últimos anos, com o aumento da oferta do crédito livre. ;Precisamos e queremos ir além;, declarou o presidente da Febraban. ;Vamos avançar em reformas que modernizem o ambiente e o mercado de crédito em todo o país;, ressaltou.

De acordo com ele, a continuidade na redução dos juros é um tema urgente para o país. Portugal destacou que a Febraban está lançando a segunda edição do livro ;Como fazer os juros serem mais baixos no Brasil;. ;A primeira edição foi lançada no ano passado, quando estávamos no fim da campanha eleitoral, num quadro de indefinições na economia e política;, afirmou.

Agora, com após sugestões e críticas, e levando em consideração o novo cenário econômico, a Febraban decidiu apresentar as propostas para trazer os juros para um patamar mais baixo, beneficiando empreendedores, consumidores, investidores e bancos. Para Portugal, o mundo passa por um momento de desaceleração econômica, o que exige que os bancos centrais de todo o mundo adote política monetária acomodatícias.
;Além disso, precisamos acelerar reformas que permitam crescer de forma mais rápida e de forma sustentável. Também vai permitir aumentar a utilização da capacidade ociosa grande existe na indústria, aumentar o consumo das famílias, aumentar a produção e aumentar o investimento;, declarou o presidente da Febraban.