Economia

Presidente da Febraban: aumento de CSLL sobre bancos pode ser prejudicial

Para Murilo Portugal, na prática, o aumento poderá aumentar o custo do crédito, além de prejudicar as instituições financeiras de menor porte

Rodolfo Costa
postado em 06/08/2019 14:15
%u201CReconheço que o banco precisa aumentar os esforços na racionalização de custos e investimentos em tecnologia para atender melhor e ter um reflexo na taxa de juros%u201DO presidente da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Murilo Portugal, declarou, durante o encerramento do Correio Debate ; Como fazer os juros caírem no Brasil?, que, apesar dos avanços obtidos nos últimos anos para baratear o crédito, a intenção do Congresso Nacional em aumentar a Contribuição Sobre o Lucro Líquido (CSLL) dos bancos de 15% para 20% preocupa.

A medida foi incluída na reforma da Previdência como forma de aumentar a arrecadação do governo federal. ;Não será respeitado o princípio de quem tem mais, paga mais. Será: quem é banco, paga mais. Tem banco que tem R$ 10 milhões de lucro por ano. Vai pagar 45% de imposto sobre a renda, enquanto empresas com o mesmo lucro anual pagam 35%;, afirmou.

[SAIBAMAIS]Na prática, o aumento poderá aumentar o custo do crédito, além de prejudicar as instituições financeiras de menor porte. Apesar disso, Murilo portugal afirmou que a Febraban está empenhada na tarefa de reduzir o custo de crédito para que haja diminuição mais rápida do desemprego.

;Reconheço que o banco precisa aumentar os esforços na racionalização de custos e investimentos em tecnologia para atender melhor e ter um reflexo na taxa de juros;, disse. ;As causas dos spreads bancários são várias. Nós, sozinho, não conseguimos resolver todos. Há leis e práticas que precisam ser mudadas;, afirmou o presidente da Febraban.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação