Economia

Questão previdenciária e crédito têm que ser foco de educação financeira

Especialistas do mercado debateram o tema no seminário Correio Debate: Como fazer os juros caírem no Brasil

Maria Eduarda Cardim
postado em 06/08/2019 14:30
Mara Luquet, jornalista especializada em Finanças e Economia Após uma ampla discussão com os principais atores do mercado financeiro, o seminário Correio Debate: Como fazer os juros caírem no Brasil, evento realizado, nesta terça-feira (6/8), pelo Correio Braziliense em parceria com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), colocou em pauta a educação financeira da sociedade. Um dos pontos destacados no terceiro painel foi o aprendizado sobre o crédito e a educação previdenciária.

Para Mara Luquet, jornalista especializada em Finanças e Economia, a educação financeira no Brasil não considera a desigualdade vista no país. ;A grande maioria do Brasil não tem capacidade de poupança. E por isso que educar sobre a previdência é extremamente importante para o brasileiro;, diz.

Mara acredita que o ensinamento do uso do crédito está diretamente relacionado com a falta da capacidade de poupança da maioria dos brasileiros. ;A verdade é que a grande maioria dos brasileiros vai precisar do crédito para prosperar. A dívida é legitima, desde que o cidadão reconheça e tenha capacidade para o pagamento;, pontuou.

O professor do Insper Ricardo Rocha, concorda com Mara ao reconhecer que o crédito é fundamental na gestão das finanças pessoais. Para ele, o tema tem que ganhar destaque nos programas de educação financeira. ;Temos que gastar mais tempo ensinando sobre crédito. É necessário gastar mais tempo com isso do que com investimentos;, disse.

Para ele, a iniciativa é necessária já que o país tem 63,2 milhões de inadimplentes. ;Se pudéssemos formar um país de inadimplentes, nós seríamos maiores que a Colômbia, por exemplo;, brincou o professor.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação