Economia

Concentração e competição'' são destaques de Angelo José Alverne Duarte

Segundo o chefe do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, ''abrir a mente'' é necessário para o atual cenário de novos bancos

Gabriel Pinheiro*
postado em 06/08/2019 18:28
Chefe do DECEM no Banco Central, Angelo Jose Alverne Duarte, durante o evento ''Correio Debate - Seminario Como Fazer os juros cairem no Brasil?'', está terça-feira (6/8).Nesta terça feira (6), o chefe do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Angelo José Alverne Duarte, participou do Correio Debate com o tema ;Como fazer os juros caírem no Brasil?; O Debate aconteceu no auditório do Correio Braziliense e contou com a presença de especialistas convidados para promover painéis e discussões sobre o tema. O chefe do departamento participou do painel ;Concentração e competição, como ampliar a oferta a um custo menor; junto com o Presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Alexandre Barreto de Souza e o economista e ex-presidente do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Gesner Oliveira.

Angelo comentou sobre os novos bancos que vêm surgindo nos últimos anos e diz que é preciso ;abrir a mente; para que esses novos modelos se estabeleçam, porém ele adverte, ;Isso exige uma regulação proporcional ao tamanho do banco mas se ele crescer ele vai ter a mesma regulação dos grandes bancos;.

O especialista em concorrência bancária disse que a concorrência vinha aumentando de 2005 a 2006, porém, com a crise em 2014 ela piorou pois muitos bancos tiveram que sair do mercado mas que a tendência é melhorar pois muitos novos estão entrando no mercado, e uma boa parte deles baseados no modelo digital.

Sobre como vai ficar a concorrência entre os bancos com esses novos juros anunciados pelo Banco Central, Angelo explica que os bancos inicialmente, transferem essa queda nos juros mas o spread bancário se mantém. ;Existem algumas contas no Banco Central que mostram que para cada percentual na Selic, baixa um e meio nos juros dos bancos. Logicamente ajuda, porém, você tem que comprimir o spread;, afirma o chefe do departamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação