Economia

IR: consulta disponível

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 08/08/2019 04:05

A Receita Federal abre hoje, às 9 horas, consulta ao terceiro lote de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF 2019) e de restituições residuais de 2008 a 2018. O dinheiro, ao todo R$ 3,8 bilhões, dos 2,978 milhões de contribuintes entrará na conta bancária no dia 15, corrigido pela taxa básica de juros (Selic). Do total, R$ 298,493 milhões são para idosos entre 60 e 79 anos e acima de 80 anos, e pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. Também serão contemplados 24.513 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério.

Para saber se a declaração foi liberada, basta acessar a página da Receita (http://idg.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafone 146. A consulta também pode ser feita pelos aplicativos para tablets e smartphones. A restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate dentro do prazo, terá que fazer um requerimento por formulário eletrônico ; pedido de pagamento de restituição, ou ir diretamente no e-CAC, no serviço extrato do processamento da Dirpf.

Caso o valor não seja creditado, o contribuinte deve ir pessoalmente a qualquer agência do Banco do Brasil ou ligar para a Central de Atendimento e agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em qualquer banco.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação