Economia

Dólar sobe e bolsa cai

postado em 13/08/2019 04:05

Em dia de apreensão nos mercados, o dólar chegou a ser cotado acima de R$ 4 e fechou com alta de 1,09%, aos R$ 3,98. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), por sua vez, tombou 2%, recuando para 101.915 pontos. Além do resultado ruim do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), a derrota do presidente da Argentina, Mauricio Macri, nas eleições primárias, no último domingo, acendeu um sinal de alerta.

O candidato de oposição, Alberto Fernández, que tem a ex-presidente Cristina Kirchner como vice, venceu a primeira etapa das eleições do país vizinho, com 47% dos votos. ;A Argentina é nosso terceiro maior parceiro comercial e há o temor de que as negociações, com a derrota de Macri, vão ter de ser feitas com os kirchneristas. Essa maior dificuldade no futuro fez a aversão ao risco ficar maior e essa fuga dos investidores, sobretudo dos estrangeiros, explicou o analista da Ativa Investimentos, Ilan Arbetman.

Para o economista da G2W investimentos, Ciro Almeida, é natural que o investidor estrangeiro busque se distanciar dos ativos de mais risco e ir para moedas mais fortes como o dólar. ;Essa volatilidade vem de duas a três semanas para cá, ainda com a notícia da não evolução de um acordo entre Estados Unidos e China. Além do IBC-Br, o que movimentou esse início de semana foi o caminho das eleições primárias da Argentina;, afirmou.

* Estagiárias sob supervisão de Rozane Oliveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação