Economia

Reação à Mastercard

postado em 15/08/2019 04:05

A decisão da Mastercard de reajustar em até 40% a tarifa para vendas no cartão de crédito deve onerar empresas e produtos ao consumidor. Duas entidades denunciaram a medida, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e a Associação Brasileira de Internet (Abranet). Segundo o presidente da Abrasel e da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (Unesc), Paulo Solmucci, o lojista vai pagar mais pela maquininha e vai ter que repassar para o consumidor.

;O governo tem se esforçado para promover a concorrência no mercado de bens de pagamento para que isso possa levar o país para uma melhor taxa de juros e facilitar o empreendedor, essa concorrência tem sido prejudicada pela verticalização do sistema financeiro. Os grandes bancos são donos da empresa de maquininha deles;, explicou.

Em nota, a Abranet ;reagiu à ação da Mastercard de praticar aumento abusivo de tarifas pagas a bancos em transações de crédito, prejudicando lojistas e consumidores finais;. Afirmou que ;defende a livre competição no mercado de meios de pagamentos;. O presidente da entidade, Eduardo Neger, afirmou que as prestadoras de serviços digitais de meios de pagamentos têm sido as responsáveis pela inclusão financeira no Brasil e estão dinamizando a economia. ;Não se pode impor barreiras à competição, principalmente usando o poder de marca;, disse.

Procurada, a Mastercard não se manifestou até o fechamento da edição. (GP)

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