Jornal Correio Braziliense

Economia

Evento no Correio debate tributação de combustíveis na próxima quarta-feira

É mais do que oportuno discutir a necessidade de uma simplificação para atrair investimentos, sobretudo, no setor de combustíveis

Os impostos representam uma importante parcela do preço dos combustíveis. Dados da Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência (Plural), em 2019, apontam que ICMS e PIS/Cofins representam, respectivamente, 29,8% e 16,5% do valor total da gasolina.
Depois da aprovação da PEC da Previdência na Câmara, a próxima a avançar é a reforma tributária. Nesse cenário, é mais do que oportuno discutir a necessidade de uma simplificação para atrair investimentos, sobretudo, no setor de combustíveis, o que mais arrecada no país e cuja carga tributária beira os 50% do valor final dos produtos.

Uma das propostas é a simplificação tributária, que criaria uma estabilidade no preço e poderia contribuir para o fim da guerra fiscal entre estados, que praticam alíquotas de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) diferenciadas. Para aprofundar o entendimento dessa questão complexa, o Correio Debate promove, na próxima quarta-feira, 21 de agosto, o seminário Ética Concorrencial e Simplificação Tributária, no auditório do jornal.

Estão confirmados o presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro João Otávio Noronha, que fará a abertura do evento; César Mattos, secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia; parlamentares; os secretários da Fazenda André Clemente, do Distrito Federal, e Cristiane Alkmin, de Goiás; além de André Luiz Mendonça, advogado-geral da União, que fará o encerramento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.correiobraziliense.com.br/correiodebate/etica.


Programação


Seminário sobre simplificação tributária em 21 de agosto no auditório do Correio

9h ; Credenciamento e welcome coffee

9h30 ; Abertura
João Otávio de Noronha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

10h ; Painel 1: PLS 284:
O devedor contumaz e os impactos
da sonegação de impostos
Cristiane Alkmin, secretária de Estado da Fazenda de Goiás
Rodrigo Pacheco, senador
César Mattos, secretário de Advocacia da Concorrência e Competitividade do Ministério da Economia
Hugo Funaro, advogado tributarista

11h ; Coffee break

11h30 ; Painel 2: Simplificação Tributária: um caminho para reduzir a sonegação
Alexis Fonteyne, deputado federal
André Clemente, secretário da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do DF
Edson Vismona, presidente do ETCO

12h30 ; Encerramento
André Luiz Mendonça, advogado-geral da União (AGU)

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site https://www.correiobraziliense.com.br/correiodebate/etica