Economia

Bolsa e dólar em queda

Correio Braziliense
Correio Braziliense
postado em 21/08/2019 04:05

O cenário internacional ditou o movimento do mercado ontem. O Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), fechou abaixo dos 100 pontos no quarto pregão seguido, com queda de 0,25% aos 99.222 pontos. O anúncio de medidas para reanimar o mercado, feita pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ajudou a conter a alta do dólar, que apesar de ter iniciado o dia valorizado, fechou em queda de 0,37%, cotado a R$ 4,051, acompanhando o recuo de moedas emergentes.

O chefe da área de produtos do escritório de investimentos Monte Bravo, Rodrigo Franchini, atribui o movimento do mercado à conjuntura externa e sensibilidade aguçada dos investidores em busca de ativos de menos risco. ;O Brasil entra na categoria de mercado emergente como par da América Latina. É uma pressão especulativa de risco e volatilidade, onde a Argentina nos contamina pela proximidade histórica, além de um dos principais parceiros econômicos;, diz.

Sem grandes movimentações na agenda de reformas, ele considera que o mercado deve continuar com grande volatilidade até o fim do ano. ;Só vai melhorar quando o país mostrar para o mundo que tem política de investimento interno e estímulo da economia. Não só arrumar a questão fiscal, mas também estimular por meio de outros pontos que devem ser colocados em pauta e até agora não conseguiram;, acrescenta.

Na Argentina, segue repercutindo a troca do ministro da Fazenda, Hernán Lacunza, que pediu demissão após o presidente, Maurício Macri, tomar medidas populistas, contrariando as promessas de campanha liberais. ;O abandono do campo econômico para o campo político pela baixa popularidade não é vista economicamente com bons olhos pelos investidores.;, diz o analista da Ativa Investimentos Ilan Arbetman.

* Estagiária sob supervisão de Rozane Oliveira

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação