Economia

A legislação do Brasil favorece o abuso ético, diz presidente do STJ

Ao abrir o Correio Debate sobre simplificação tributária, João Otávio Noronha afirma que os tribunais estão abarrotados de processos sobre impostos, porque o sistema brasileiro é complexo

Simone Kafruni
postado em 21/08/2019 11:27
''Vivemos um ajuizamento excessivo. O Brasil é o país da judicialização''A judicialização tributária é um mal ao Estado brasileiro, mas os tribunais estão atolados de processos questionando os impostos, porque a legislação favorece o abuso ético. A afirmação é do presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha. Ao abrir o Correio Debate Ética concorrencial e simplificação tributária, o ministro explicou que, no Brasil, só é competitivo quem sonega, porque o sistema tributário é muito complexo.

;O sonegador tem um grau de eficiência maior, e nem sempre quem descumpre a norma está conscientemente inadimplente, porque as normas mudam o tempo todo;, afirmou. Segundo o presidente do STJ, tanto a sua Corte quanto o Supremo Tribunal Federal (STF) têm pendências de mais de 10 anos. ;Vivemos um ajuizamento excessivo. O Brasil é o país da judicialização;, assinalou.

Para o ministro, a judicialização decorre de uma legislação que favorece o abuso ético ou do ente público em questões de tarifas ou de empresas menos escrupulosas. ;Tudo isso cria um feixo que trava o país, que impede o desenvolvimento do Brasil. É hora de buscar uma solução;, ressaltou.

Noronha afirmou que é preciso modernizar ;o capenga sistema judiciário; do país. ;No STJ, investimos em tecnologia, mas, num país com o espírito de alta litigiosidade como Brasil, não há tecnologia que vença;, assinalou. ;É hora de criar uma corte especial, para que as coisas não demorem tanto;, sugeriu.

Previsibilidade

O presidente do STJ ressaltou que o país passa por um momento extremamente difícil. ;Quando a gente pensa que vai melhorar, piora. Quando não estamos perplexos, estamos preocupados. Não conseguimos instalar um ambiente de segurança jurídica, de previsibilidade, no país;, disse. Noronha declarou que até o passado é imprevisível no Brasil. ;Não é brincadeira. Olhando as demandas na Justiça, são comuns ações discutindo planos de 15, 20 anos atrás;, revelou.

Segundo ele, há 30 anos se fala em segurança jurídica e se promete reforma tributária. ;Temos profundas distorções tributárias, que promoveram guerras fiscais, criaram um contencioso entre estados;, afirmou. Essa complexidade tem consequências, garantiu. ;Eleva o nível de litigiosidade. O que tramita é de se ficar perplexo. A tributação desproporcional e a cumulatividade levam a uma reação por parte do contribuinte, que busca a todo instante discutir a redução dessa carga tributária na Justiça;, destacou.

Porém, de acordo com Noronha, não é a Justiça a sede para essa negociação. ;A reforma tributária é necessária. E a casa adequada para essa discussão é o Congresso Nacional. Falamos em eficiência. É hora de criar no Brasil, como já se criou na Europa, um imposto de valor agregado, com base ampla de bens e serviços. Com crédito abrangente, uma única alíquota;, defendeu.

A economia do Brasil está patinando, porque ninguém quer investir, na opinião do ministro. ;Não podemos ficar mais 30 anos só falando em reforma tributária. É preciso simplificar o sistema. Temos que pensar grande e de forma criativa para resolver entraves. De preferência, estabelecer poucos regimes especiais ou nenhum;, recomendou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação