Jornal Correio Braziliense

Economia

Expressão demorou para pegar



A expressão ;podcast; foi criada em 2004, por Ben Hammersley, repórter do jornal inglês The Guardian, mas durante um tempo ficou conhecida apenas por um número restrito de usuários.

A grande revolução veio com o avanço dos smartphones, que permitiram que os streamings de áudio pudessem ser ouvidos em qualquer lugar, e não apenas em um computador. Com a queda do preço dos smartphones, fenômeno que se intensificou a partir de 2010, os podcasts entraram de vez na rota de interesse dos internautas, conquistando especialmente os mais jovens.

Espaço

Pouco tempo depois, com a consolidação do 4G ; e o consequente aumento da velocidade de conexão da internet ;, a plataforma estava, enfim, pronta para deslanchar em diversos mercados.

Segundo especialistas em mídia, a partir de dois anos para cá, os podcasts passaram a ser considerados um produto de mídia, e começaram a atrair o interesse das empresas e dos anunciantes. É consenso no mercado que o setor, pelo menos no Brasil, ainda pode ser considerado incipiente. Há, portanto, muito espaço para crescer.