Economia

Mercosul fecha acordo de livre-comércio com bloco de quatro países

O EFTA é formado pela Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein. Bolsonaro anunciou o acordo pelo Twitter

Ingrid Soares
postado em 23/08/2019 17:53
Presidente Jair Bolsonaro confirma novo acordo-comercialEm meio a crise internacional ambiental que se arrasta, o presidente Jair Bolsonaro informou pelo Twitter, na tarde desta sexta-feira (23/8), a conclusão de um novo acordo comercial: agora com a Associação de Livre Comércio (EFTA). O acordo já estava encaminhado.

[VIDEO1]

"Concluímos hoje as negociações do Acordo de Livre-comércio entre Mercosul e EFTA (Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein), que tem PIB de US$ 1,1 trilhão e é o 9; maior ator comercial do mundo. Mais uma grande vitória de nossa diplomacia de abertura comercial", escreveu o presidente.

A negociação teve início na última segunda-feira (19/8). O EFTA é formado pela Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein, países com grande poder de compra. A medida faz com que o Brasil ganhe maior inserção na economia internacional para negociar produtos agrícolas.

O temor era de que a negociação não fosse concluída por conta dos embates pelas queimadas na Amazônia e pelas falas do presidente sobre o Fundo Amazônico. Em junho, o Brasil havia firmado acordo com a União Europeia por meio do Mercosul.

Nesta sexta-feira (23/8), o presidente da França, Emmanuel Macron, se pronunciou e acusou Bolsonaro de mentir sobre seus compromissos com o meio ambiente, durante o G20, e anunciou, que, sob essas condições, a França vai se opor ao tratado de livre-comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação